A linguagem audiovisual é um importante meio de intercâmbio cultural. Levar a novos públicos as tradições de um povo com o objetivo de estimular o diálogo, a reflexão e o respeito pela diversidade cultural é o foco da terceira edição da CENTROÉcine. Entre as novidades estão a divisão em quatro mostras com diferentes temas, alcançando a todos os públicos: Panorama da Imagem Indígena, Mundo das Crianças, Revendo as Culturas Tradicionais e Panorama Centro-Oeste.
Outro diferencial dessa terceira edição é a exibição de filmes durante a VI Aldeia Multiétnica. Com a temática “Panoramas da Imagem Indígena”, as etnias poderão assistir filmes realizados por cineastas como Andrea Tonacci e Cao Hamburguer, além do aclamado filme Hotxuá, de Letícia Sabatella, além de produções feitas nas próprias aldeias, resultado do encontro entre os índios e a sétima arte.
Na Vila de São Jorge, a mostra “Mundo das Crianças” é voltada ao publico infanto-juvenil. Com produções do Brasil, Burkina Faso, Níger e França, o objetivo é mostrar às novas gerações como as infâncias podem ser diferentes em lugares com culturas distintas e graus de desenvolvimento econômico e social.
A mostra “Revendo as Culturas Tradicionais” estabelece um paralelo entre como algumas comunidades eram vistas no passado e como são retratadas atualmente. Entre os assuntos abordados estão o samba carioca, os repentes e as emboladas de coco, além da capoeira angola.
O cenário audiovisual do Centro-Oeste também recebe destaque durante a CENTROÉcine. Com a sessão “Panorama Centro-Oeste”, moradores e visitantes da Vila de São Jorge terão a oportunidade de assistir filmes que, até então, estavam restritos ao circuito dos festivais de cinema e a cineclubes..
A CENTROÉcine originou-se a partir do Prêmio Tuxáua, um edital do Ministério da Cultura, lançado em 2009. Além de atuar na preservação e divulgação de culturas e comunidades diversas, a mostra é uma oportunidade de levar o cinema até populações que não tem fácil acesso a essa forma de lazer.
Curadoria CineBeijoca
Equipe: Alex Calheiros, Bruna Wieczorek, Cláudio Reis, Laura Papa, Leonardo Corrêa, Maurício Campos Mena, Rafael Gontijo, Raquel Imanishi, Suzane Garcia e Talita Ramos.