Goiás possui 22 comunidades quilombolas reconhecidas pela Fundação Palmares, entre elas o povo Kalunga, considerado a maior do país. Devido à grande quantidade de representantes desses grupos, o I Encontro de Lideranças Quilombolas de Goiás tem como proposta promover uma integração entre os líderes de cada região, para que discutam políticas públicas voltadas aos povos tradicionais.
Neste primeiro encontro, além das lideranças afro, participarão representantes da Secretaria de Estado de Políticas Publicas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial (SEMIRA) e membros dos povos indígenas presentes no Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros.
Mediado pelo antropólogo e professor da UnB, José Jorge de Carvalho, este evento será um espaço para que os participantes se aproximem e compartilhem suas realidades, problemas, soluções e promover a integração através de atividades culturais. Os participantes também terão a oportunidade de dialogar com representantes do poder público, buscando novas ações que auxiliem na preservação e desenvolvimento de suas comunidades e tradições.
O I Encontro de Lideranças Quilombolas de Goiás ocorrerá entre os dias 20 e 23 de julho, com atividades durante a VI Aldeia Multiétnica e também na Vila de São Jorge, todas abertas ao público.
Comunidades Presentes
Aparecida de Goiânia - Quilombo Urbano Jardim Cascata
Barro Alto - Quilombo Antônio Borges e Santo Antônio da Laguna
Cidade Ocidental - Quilombo Mesquita
Colinas do Sul - Quilombo José Coleto
Cromínia - Quilombo Nossa Senhora Aparecida
Goianésia - Quilombo Tomás Cardoso
Minaçu - Quilombo de Minaçu
Mineiros - Quilombo Cedro e Buracão
Nova Roma- Quilombo Magalhães
Posse - Quilombo Baco Pari
Santa Rita do Novo Destino - Quilombo Pombal
São João da Aliança - Quilombo Forte
São Luiz do Norte - Quilombo Porto Leocádio
Silvânia - Quilombo Almeida
Trindade - Quilombo Vó Rita
Uruaçu - Quilombo João Borges Vieira