Programação - Encontro de Gastronomia

Vivência Indígena

Data: 22 a 25 de julho
Local: Aldeia Multiétnica
*Atividade aberta ao público

Durante uma semana os povos inígenas Yawalapiti, Krahô e Kayapó vão produzir suas refeições com ingredientes e receitas trazidas de suas respectivas aldeias. Os visitantes terão a oportunidade de interagir e aprender mais sobre a cultura indígena. A vivência será simultânea à construção de uma oca xinguana pela etnia Yawalapiti, que dará base à Aldeia Multiétnica.

Vivência Casa Kalunga

Data: 22 a 30 de julho
Local: Vila de São Jorge e Aldeia Multiétnica
*Atividade aberta ao público

Serão construídas duas casas tradicionais Kalunga, sendo uma na Vila de São Jorge e outra na Aldeia Multiétnica. As casas, feitas de adobe e palha e com fogões de lenha, estarão abertas durante o evento para que o público conheça os produtos da agricultura e a culinária Kalunga, como as variedades de arroz, farinhas, óleos, paçocas e gergelins, entre outros. Os Kalungas são remanescentes dos Quilombos do Brasil e viveram isolados, por longos anos, desde o tempo da escravidão, conservando seus costumes e tradições afrobrasileiras.

Cerrado Contemporâneo

Prato exclusivo criado pela Chef Andréa Varjão
A Chef Andrea Varjão irá criar um prato exclusivo utilizando ingredientes do Cerrado e toques contemporâneos para a Risoteria Santo Cerrado.

Prato: Sensação do Cerrado - Risoto de filé de frango e manga, com toque de gengibre e gergelim, levemente apimentado, finalizado com mix de castanhas, baru, castanha do Pará e folhas de agrião. Acompanha chutney de pequi com damasco. 

Veja a programação das oficinas do I Encontro de Culturas Gastronômicas da Chapada dos Veadeiros