I Encontro de Culturas Gastronômicas da Chapada dos Veadeiros

O I Encontro de Culturas Gastronômicas da Chapada dos Veadeiros tem por objetivo estimular os restaurantes locais a valorizarem a culinária goiana, potencializar a cadeia produtiva dos frutos do Cerrado estabelecendo um diálogo entre tradição e inovação, entre culinária regional e alta gastronomia.

A gastronomia, os ingredientes, a forma de preparo, os frutos, a história e os personagens são pontos fortes da cultura de uma região. Na Chapada dos Veadeiros além da culinária goiana tradicional podemos observar uma interessante fusão gastronômica devido ao crescente fluxo de turistas e de imigrantes oriundos de todo Brasil e do mundo. A diversidade é o tempero da região, que oferece, desde a tradicional galinhada com pequi até uma culinária vegetariana elaborada.

A gastronomia abrange as necessidades orgânicas, sentimentos e sensações, que nutrem e alimentam as identidades dos povos e as manifestações culturais, sendo parte importante nos festejos tradicionais, como nas Folias e na Festa do Divino Espírito Santo.

As manifestações culturais populares são mantidas e criadas principalmente por famílias de agricultores. A criação do Encontro de Culturas Gastronômicas fortalece e potencializa a rede de reciprocidade e geração de abundância que compõe o ciclo do alimento da cultura e do meio ambiente.

Na programação vivências, oficinas, Cerrado Contemporâneo – Pratos Exclusivos criados pelos Chefs Convidados, feira de produtos do Cerrado e o Circuito Gastronômico Sabores do Cerrado: Viva a Diversidade, com a participação de 35 estabelecimentos, entre restaurantes, lanchonetes, cafés e sorveterias.