Curiosidades e Receitas

Matula – a Comida Histórica do Goiás e o Rancho do Waldomiro

Seu Waldomiro nasceu na região da Chapada dos Veadeiros há 69 anos e se criou por aqui. Pai de cinco filhos, diz que sempre trabalhou na roça e continuará enquanto tiver vida e saúde. Quem o conhece se encanta com sua humildade, simpatia e sabedoria. Violeiro, tocador de berrante e contador de causos, é ele quem preserva e serve a original e famosa "Matula" na região da Chapada dos Veadeiros.

Para ele, a Matula tem mais de 300 anos de história. Bastante forte e durável era a refeição dos boiadeiros e seus familiares que viajavam a cavalo ou a pé por longas distâncias.

A receita é trabalhosa, mas vale pelo sabor. A Matula é composta de carne de sol, carne de lata, carne de panela e lingüiça caseira, todas desfiadas e acompanhadas com feijão e farinha de mandioca, transformado-se em um tipo de tutu. Servida na folha de bananeira, a Matula é acompanhada de arroz branco, paçoca de carne seca, carne de lata, mandioca frita, abóbora e salada de tomates.

Além da matula, Seu Waldomiro também serve a galinha caipira. Enquanto o visitante espera o prato, inúmeras variedades de licores e pingas estão à disposição para degustação, a maioria de frutos do Cerrado. Após a refeição, o visitante pode experimentar, ainda, variadas opções de doces caseiros. Tudo fabricado por Seu Waldomiro.

O Rancho do Seu Waldomiro é um lugar extremamente simples, composto de uma tapera com piso de terra batida e coberto com palha seca, que existe há 28 anos. O Rancho localiza-se ao pé do Morro da Baleia, às margens da Rodovia GO-239.

Uma visita ao Rancho do Seu Waldomiro é, sem dúvidas, uma experiência pelos Sabores do Cerrado.


Receita Empadão Goiano – Papa Lua Delícias



O empadão goiano é um prato que caracteriza a identidade goiana, mais precisamente, a da cidade de Goiás. Com uma grande variedade de ingredientes, pois o recheio desta maravilha traz desde alimentos do dia-a-dia como frango, lingüiça, carne de porco, azeitona, queijo, até um ingrediente pouco conhecido que é a guariroba (palmito de sabor diferenciado, encontrado no cerrado).

Devido a essa variedade no recheio, saborear um empadão goiano acompanhado de uma atraente salada no Papa Lua Delícias é, praticamente, participar de um ritual gastronômico.

Receita Empadão Goiano

Ingredientes para a Massa
-3 xícaras de chá de farinha de trigo
-1 xícara de manteiga
-½ xícara de chá de água
-1 colher de chá de fermento em pó e 01 de sal

Ingredientes para o Recheio
-1 kg frango cozido (coxa ou peito)
-200g lingüiças de porco fina frita
-200 g de queijo em cubos
-200 g de guariroba
-50 gramas de azeitonas
-Cebolinha, molho de tomate, alho e cebola

Modo de Preparo
Para a massa: junte todos os ingredientes até formar uma massa homogênea e deixe descansar por 30 minutos, abra e forre uma assadeira. Os ingredientes do recheio devem ser refogados à parte. Para montar, coloque o recheio na assadeira já forrada com a massa, cubra com o restante da massa, e leve em forno pré aquecido a 200°, por 30 minutos.

Receita Galinhada com Pequi – Restaurante da Nenzinha


Ingredientes

-Galinha Caipira
-Arroz Branco
-Pequi
-Alho
-Cebola
-Sal

Modo de Preparo
Cozinhe a galinha caipira. Refogue o pequi junto com o arroz. Junte o arroz com pequi e a galinha caipira e deixe cozinhar. Os temperos utilizados são sal, alho, cebola e salsa.