Palco - 30/07/2011

Música regional anima noite de São Jorge

Juraíldes da Cruz se apresenta no palco do Encontro de Culturas e anima o público do evento

por Vanessa Martins

Foto: Fredox Carvalho

Atração supresa, Juraíldes da Cruz deixou sua mensagem de preservação e amor pela natureza

O palco do XI Encontro de Culturas recebeu na noite de ontem Juraíldes da Cruz, um ícone da música regional. Com 35 anos de estrada, o tocantinense começou tocando em festivais e, aos poucos, a carreira foi se fazendo pelo esforço e prazer de compor.

Ele começou o show com músicas que falavam sobre a preservação e valorização da natureza, sob a visão do sertanejo que sente falta da terra viva. O tocantinense trouxe esse apelo em vários trabalhos apresentados e afirma que é preciso trazer essa consciência ambiental para o público. “Eu cresci em meio a muita natureza rica e bonita e hoje eu sinto falta, acho que é meu dever ajudar a preservar o meio ambiente através do meu trabalho”, conta Juraíldes.

O show trouxe também trabalhos mais intimistas do cantor, com a temática do sertanejo, da vida humilde no campo, o típico personagem interiorano que aprecia a simplicidade. Segundo Juraíldes, essa figura já não é mais valorizada, “Eu sinto necessidade de mostrar a minha identidade com a terra, por isso o regionalismo é tão presente nas minhas músicas”, explica.

O filho do cantor subiu ao palco para acompanhá-lo em algumas músicas. João Paulo tem 13 anos e já gravou com o pai o CD “Meninos”, um trabalho de Juraíldes com  um coral formado apenas por crianças. “Eu gosto muito de cantar com meu pai, inclusive vamos gravar mais um CD com outras crianças, o Joias do Cerrado”, conta o garoto.


Juraíldes e seu filho João Paulo, que subiu ao palco para acompanhá-lo em uma de suas músicas. Foto: Fredox Carvalho

No final da apresentação, Juraíldes tocou o seu maior sucesso, a música “Nóis é jeca Mais é Jóia” e o público pediu bis! Antes de sair do palco, o tocantinense tocou mais três músicas para animar o público, que dançou até o fim do show e entrou aquecido para a Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge, onde a noite continuou.
 

Envie seu comentário

*Seu nome:
*E-mail (não será publicado):
Site (inclua o http://)
*Comentário:
*Preencha a resposta:
* campos obrigatórios. Os comentários
são mediados, portanto, aguarde
a liberação.

Comentários nesta matéria:

São Jorge disse em 08/07/16 | 15:06
Juraíldes da Cruz é fera mesmo, sua música é poesia.







Desenvolvido por CarlosFilho.com2004 - 2010. Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. Um projeto da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge e Asjor.

Fotos e matérias podem ser distribuídas desde que citados os créditos da Agência de Notícias Cavaleiro de Jorge e do fotógrafo.