Artesanato - 28/07/2010

Josué, o artista do Cerrado

Artesanato", música e meio ambiente

por Sinvaline Pinheiro

Foto: Sinvaline

Josué  Faustino de Souza nasceu em Cuitegi no Estado da Paraíba, porém reside em Goiás desde 1988, na cidade de Teresina Goiás.

Josué conquista  as pessoas com seu jeito simples de ser e agir. Defensor apaixonado do cerrado, desenvolve um trabalho exemplar na Chapada dos Veadeiros. É artesão, músico e compositor, com  atividades voltadas para a causa ambiental.

A vida dura e difícil o obrigou a aprender vários ofícios, já foi sacristão, marceneiro, pedreiro, faxineiro e hoje se destaca com o artesanato e a música. A voz de Josué como vocalista no Grupo Fruto do Cerrado é mais um clamor em defesa do cerrado.

Ele tem muito do menino pobre do interior da Paraiba, cuja mãe costurava numa máquina de mão até as madrugadas para pagar a escola, e coisa rara no sertão era filho de pobre estudar. Uma história que emociona:
- Minha mãe depois de trabalhar na roça ainda costurava até tarde noite numa maquininha de mão pra pagar minha escola... Coitada,  morreu com o sonho de ter uma máquina de pé...

Sua mãe sabia ler e escrever muito pouco, aprendeu sem nunca ter ido a escola, trabalhando na cozinha e olhando as filhas da patroa estudando e, quando reprimida, ficava de costas ouvindo e gravando na mente para treinar depois. Certamente esse passado a fez ser a grande incentivadora de tudo, tinha o sonho de ver o filho alfabetizado e artista.

Desde pequeno já era inclinado a cantar, e assim e diz:
-Gente esse negócio de música começou quando eu tinha 7 anos de idade na Paraiba. De tanto eu querer tocar e cantar minha mãe vendeu 5 galinhas gordas e comprou uma violinha velha pra mim.

Continua:
- Essa noite eu nem durmi, ficava ouvindo as músicas no rádio e treinando na violinha. Minha inspiração maior veio do cantor Teixeirinha.

Como músico autodidata ele já ministrou aulas de música popular sempre com temas relacionados ao meio ambiente e segundo ele, relatando a realidade do povo sofrido.

Quanto ao artesanato sua primeira experiência foi em associações em Brasília com Manuela Alves de Souza (dona Manu), fiandeira e tecelã, com a qual se casou e tem 7 filhos. Mudaram para a Chapada dos Veadeiros e ai ele se tornou amigo do cerrado que lhe fornece matéria prima para o sustento da família. Trabalha com buriti, taboca, cipós, taquari, fibras vegetais e argila.

Faz um desabafo:
- Com 62 anos de idade estou me sentindo cansado, quero aposentar, mas está difícil. Trabalho pesado todos esses anos...

O sonho de Josué é conseguir um dia  rever a terra natal, emocionado diz:
- Nunca mais voltei na minha terra, gostaria de rever meus parentes, alguns amigos que ainda estão vivos e levar a família para conhecer...

No documentário sobre Josué, "Cerrado em pé" da Pervintin Filmes, o jornalista Sandro Neiva escreve: "Josué Faustino de Souza é artesão e vivem em Teresina de Goias, na Chapada dos Veadeiros. Ao mesmo tempo em que utiliza fibras do Cerrado como matéria prima de seu ganha-pão, desenvolve um trabalho de replantio de espécies raras e nativas do bioma. Não possui escolaridade, mas sua relação de nobreza com o meio ambiente e o discurso arrebatador em defesa do Cerrado deixou perplexa uma platéia composta de gestores públicos, gerentes de ONGS, políticos, mestrandos, doutorandos, ativistas ambientais, jornalistas, antropólogos, universitários e diretores ministeriais do governo federal".

A atuação de Josué é intensa e contribui para mudança na comunidade, ajuda crianças em situação de risco com oficinas de artesanato. Sabe que não vai conseguir mudar o mundo e diz:
- Existem coisas que não conseguimos mudar, mas nosso exemplo de vida é a maior contribuição. A lição do meio ambiente começa com a gente mesmo, só se pode ensinar para os outros o que a gente consegue ser.

Trechos de músicas de Josué: http://palcomp3.com/frutodocerrado/

 

Envie seu comentário

*Seu nome:
*E-mail (não será publicado):
Site (inclua o http://)
*Comentário:
*Preencha a resposta:
* campos obrigatórios. Os comentários
são mediados, portanto, aguarde
a liberação.

Comentários nesta matéria:

Seja o primeiro a comentar! Use o formulário ao lado e participe!






Desenvolvido por CarlosFilho.com2004 - 2010. Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. Um projeto da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge e Asjor.

Fotos e matérias podem ser distribuídas desde que citados os créditos da Agência de Notícias Cavaleiro de Jorge e do fotógrafo.