La Fanfarria - 24/07/2010

Sonidos de La Fanfarria

Grupo colombiano apresenta o espetáculo "Huevo de Picaflor"

por Sinvaline Pinheiro

Foto: Sinvaline Pinheiro

Grupo La Fanfarria na Aldeia

O grupo La Fanfarria é composto pelos artistas Jorge Pérez, Ana Maria Ochoa e Ernesto Aguilar.  Há 38 anos faz sucesso em vários países e especialmente em Medelín, na Colômbia, onde já é patrimônio reconhecido pelo governo.

A ideia da formação do grupo surgiu numa época de conflitos de esquerda no país, quando Jorge e outros estudantes deixaram o curso de Economia aderindo às Artes e assim  puderam expressar através dos bonecos seus anseios e ideais.

Em Medelín possuem sede própria com teatro, biblioteca, ateliê, área social e pátio. O espaço funciona durante a semana recebendo escolas e nos finais de semana as famílias. O repertório é montado com antecedência com temas problematizando questões do meio ambiente, comunidades indígenas, africanas e faveladas. O grupo cria o roteiro, a música, cenário e figurino de acordo com a realidade a se apresentar.

São aproximadamente 200 apresentações durante o ano com diferentes temas, sempre criando uma nova obra. No Brasil se apresentam pela primeira vez no X Encontro de Culturas em São Jorge, Goiás, Brasília, Paracatu, Taguatinga e São Paulo.

Espetáculos que despertam a consciência quanto às relações sociais e ambientais prendem o público durante 1 hora de apresentação. "Huevo de Picaflor" ou "Ovo de Beija-Flor" é uma viagem pela selva onde dezenas de bonecos desafiam o perigo  num ambiente mágico em busca da menina Mariposa, raptada por um espírito das selvas. Na floresta, Picaflor conhece animais como a onça, a águia, macacos e tantos outros que se tornam amigos, defendendo- o espírito mau. A salvação e a libertação vêm do encontro com o milho que cresce e traz felicidade.

A estreia internacional foi no XIV Festival Internacional De Títeres La Fanfarria, em 2005. O espetáculo já passou por Bogotá, Ilhas Canárias, Madrid, Barcelona, Costa Rica e agora no Brasil. Na IV Aldeia Multiétnica a apresentação foi voltada às questões indígenas e ambientais, o público formado de turistas, indígenas, kalungas, entendeu a mensagem  transmitida por inúmeros bonecos e as vozes marcantes dos três artistas.

Na palhoça da Aldeia da Lua, centenas de indígenas, kalungas, turistas e muitas crianças contrastaram com o cenário, e através dos bonecos e dos "Sonidos de La Fanfarria" receberam mensagens de paz com a natureza.

Envie seu comentário

*Seu nome:
*E-mail (não será publicado):
Site (inclua o http://)
*Comentário:
*Preencha a resposta:
* campos obrigatórios. Os comentários
são mediados, portanto, aguarde
a liberação.

Comentários nesta matéria:

Seja o primeiro a comentar! Use o formulário ao lado e participe!






Desenvolvido por CarlosFilho.com2004 - 2010. Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. Um projeto da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge e Asjor.

Fotos e matérias podem ser distribuídas desde que citados os créditos da Agência de Notícias Cavaleiro de Jorge e do fotógrafo.