Moacir (GO)

Moacir é um personagem emblemático. Artista nato, seu trabalho é baseado em seu "isolamento" do mundo exterior e nas as visões que tem e traduz em novos seres que aparecem em suas telas. É um artista enigmático, criador de um universo próprio, no qual figuras sagradas e profanas convivem entremeadas por seres humanos, animais, flores e sexo.

A arte de Moacir integra a identidade visual do Encontro de Culturas, trabalho pelo qual recebe direitos autorais. Começou a pintar aos sete anos de idade, usando carvão e caixas de papelão, lápis e papel. Vindo de família humilde, não aprendeu a ler nem escrever. Suas pinturas, no entanto, confrontam elementos de naturezas distintas, criando figuras carregadas de simbolismo e personagens do imaginário popular. Com problemas de audição, fala e formação óssea, ele passa os dias desenhando e pintando. Em seus trabalhos utiliza tinta a óleo, giz de cera, lápis de cor e tinta para tecidos.

Desde a infância, Moacir não gostava de manter contato com outras pessoas. Se escondia e só saia de casa com o rosto e o corpo cobertos com um tecido. A pintura é o meio que Moacir usa para se comunicar com o mundo exterior, e apesar de não ter estudado, seu universo interior é incontestavelmente rico. Moacir já não se esconde, recebe todos os que visitam sua casa e faz questão de mostrar todas as suas obras. Em 2006, o cineasta Walter Carvalho lançou o documentário Moacir - Arte Bruta, no qual a família e alguns outros moradores de São Jorge tentam explicar de onde vem a arte de Moacir. 



Ainda não temos nenhum vídeo =(

Ih... nenhum áudio cadastrado ainda.

 






Desenvolvido por CarlosFilho.com2004 - 2010. Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. Um projeto da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge e Asjor.

Fotos e matérias podem ser distribuídas desde que citados os créditos da Agência de Notícias Cavaleiro de Jorge e do fotógrafo.