Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro (DF)

Seu Estrelo e o Fuá de Terreiro é um grupo que nasceu em Brasília, em 2004, com o objetivo de renovar a cultura popular brasileira. Com isso, criaram um novo mito, o Mito do Calango Voador, cheio de personagens coloridos, todos ligados ao cerrado. Para manter vivo esse mito, o grupo conta com a ajuda de canções, brincadeiras e danças. Tudo isso é movido a um som também criado pelo próprio grupo, o samba pisado.

Esse novo ritmo criado por Tico Magalhães traz referências das pancadas do baque solto do maracatu e das pisadas do cavalo-marinho, variação do bumba-meu-boi. Ele é tocado com as alfaias do outro maracatu, o de baque virado, com o gonguê e a caixa do maracatu rural, os abês dos afoxés e o caracaxá do caboclinho.

Com apresentações coloridas, agitadas e dançantes, o mito conta a história do cerrado que se encontra com a cidade de Brasília, que é povoada por esses novos seres que buscam fazer parte da cultura popular brasileira e também do imaginário das pessoas. O grupo é inovador em vários sentidos, inclusive nas apresentações. Os artistas misturam o picadeiro e o terreiro, criando uma nova forma de se apresentar e interagir com o público fazendo o que eles consideram como o novo circo de rua.



Ainda não temos nenhum vídeo =(

Ih... nenhum áudio cadastrado ainda.

 






Desenvolvido por CarlosFilho.com2004 - 2010. Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. Um projeto da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge e Asjor.

Fotos e matérias podem ser distribuídas desde que citados os créditos da Agência de Notícias Cavaleiro de Jorge e do fotógrafo.