Passarinhos do Cerrado (GO)

O grupo Passarinhos do Cerrado foi criado no ano de 2006, quando seis jovens músicos goianos se uniram com a proposta de fazer um estudo da cultura popular brasileira através da música, usando como referencial as manifestações nordestinas e do centro-oeste do Brasil. Entre as influências do grupo estão ritmos como cirandas, cantigas de roda, baião, maracatu, capoeira, coco e embolada.

Fortes agentes no cenário cultural do Estado de Goiás, eles compõem poesias, melodias e arranjos que mesclam o ritmo nordestino à realidade goiana, que se faz presente nas letras das músicas. O grupo também incorpora em seu trabalho manifestações artísticas da região, como por exemplo, a catira. Isto cria uma aproximação ente as  culturas tradicionais de todo o país e permite o surgimento de uma musicalidade inédita.

O Passarinhos do Cerrado é formado por seis integrantes, sendo dois percussionistas, são eles: Bruna Junqueira na voz e pandeiro, Mariana Nascimento na voz e mineiro, Nádia Junqueira na voz bombo e triângulo, Iúna na voz e matraca, Rodrigo Kaverna na voz, bombo, bombinho e zabumba e Cléber Carvalho na voz, pandeiro, cuíca e atabaque. O grupo parte da valorização dos ritmos brasileiros para transcender as barreiras territoriais, reunindo peculiaridades culturais de cada região do país.

Um dos projetos do grupo é o espetáculo A peleja da menina que caiu em conversa de passarinho. Desenvolvido por meio da Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria de Cultura de Goiânia, a peça é apresentada em escolas da Rede Municipal de Ensino e envolve educação e cultura. Durante as apresentações, os eles animam o público com a pisada forte do coco e cantam um repertório autoral baseado em temas que tratam desde a antiga Vila Boa, hoje Cidade de Goiás, à devastação do cerrado, passando pelos costumes e tradições goianas. Ao final do show, as cirandas unem o público em uma grande roda.

 

Passarinhos do Cerrado na Cavaleiro de Jorge

28/07/2010

Passarinhos do Cerrado se apresentando na Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge

Noite do coco com Passarinhos do Cerrado

27/07/2010

Noite do coco com Passarinhos do Cerrado

Get the Flash Player to see this video.

A ciranda dos passarinhos
Passarinhos do Cerrado fazem uma grande ciranda em frente ao palco do X Encontro, entoando a ciranda de Lia de Itamaracá


Ih... nenhum áudio cadastrado ainda.

 






Desenvolvido por CarlosFilho.com2004 - 2010. Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. Um projeto da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge e Asjor.

Fotos e matérias podem ser distribuídas desde que citados os créditos da Agência de Notícias Cavaleiro de Jorge e do fotógrafo.