Catireiros de Alto Paraíso (GO)

O grupo de Catira de Alto Paraíso se apresenta em várias festas de cultura popular da região, acompanhado dos Violeiros da Chapada. São conhecidos por representarem a beleza e a sonoridade da catira, dança típica do estado de Goiás.

A catira é uma dança tradicional do interior de Goiás, Minas Gerais e São Paulo. Em Alto Paraíso de Goiás (GO), a coreografia, acompanhada sempre por uma dupla de violeiros, quase parou de ser dançada. Quando a cidade foi contemplada, em 2008, por um financiamento federal para a criação do Museu da Memória, a preservação da tradição passou a ser um dos objetivos da instituição.



 

Catireiros de Alto Paraíso - Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros from Encontro de Culturas on Vimeo.

Apresentação dos Catireiros de Alto Paraíso no VII Encontro de Culturas
Catireiros de Alto Paraíso durante apresentação no VII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros


Ih... nenhum áudio cadastrado ainda.

 






Desenvolvido por CarlosFilho.com2004 - 2010. Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. Um projeto da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge e Asjor.

Fotos e matérias podem ser distribuídas desde que citados os créditos da Agência de Notícias Cavaleiro de Jorge e do fotógrafo.