Célia Sampaio (MA)

Célia Sampaio, nascida em São Luís do Maranhão, é uma cantora e compositora de reggae. Cresceu no Bairro da Liberdade, uma região de classe baixa da cidade. Formou-se em enfermagem e, também, produz corte e costura ligados a elementos africanos. Em 1984, começou a cantar no Bloco Afro Akomabu, primeiro bloco afro do carnaval do Maranhão. Canções do Ilê Aiyê e Filhos de Gandhi, ambos da Bahia foram algumas das músicas interpretadas por ela durante a Folia de Momo. Também fazia parte do corpo de baile da Companhia Barrica, ao lado da também cantora maranhense, Rita Ribeiro.

Era a única mulher a integrar a banda Guethos, a primeira banda de reggae a tocar no palco do Teatro Arthur Azevedo, um dos antigos do Brasil, que fica na Cidade dos Azulejos na capital do Maranhão. Fez apresentações na Alemanha, e também no Estado do Pará. Atuou como Backing Vocal de cantores de reggae internacional, tais como, Erick Donaldson e Judy Boucher.

Em 1999, Célia Sampaio partiu para a carreira solo. Abandonando a banda de reggae, passou a integrar o Projeto Nordeste, fazendo a abertura do show de Rita Ribeiro no Sesc-Pompéia, no Estado de São Paulo. Esse show foi importante para a divulgação de sua carreira, pois com ele, ganhou visibilidade diante de outros artistas da música brasileira, como Virginia Rodrigues, Mestre Ambrósio, Leci Brandão, Chico César e Nação Zumbi.

No ano de 2009, participou do show SOS Maranhão realizado pela cantora Alcione, sua conterrânea, que foi um movimento solidário para com as pessoas que tiveram suas casas devastadas pelas chuvas no Estado. Sua trajetória na música maranhense e brasileira lhe valeu o título de "Dama do Reggae!", porque num período onde somente homens se destacavam neste estilo musical, Célia Sampaio surgiu ao soltar a sua voz.

Célia Sampaio se apresenta na Cavaleiro de Jorge

30/07/2010

A ''dama do reggae'' Célia Sampaio em apresentação na Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge



Ainda não temos nenhum vídeo =(

Ih... nenhum áudio cadastrado ainda.

 






Desenvolvido por CarlosFilho.com2004 - 2010. Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. Um projeto da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge e Asjor.

Fotos e matérias podem ser distribuídas desde que citados os créditos da Agência de Notícias Cavaleiro de Jorge e do fotógrafo.