Lundu de Lezeira (PI)

A diversidade das manifestações culturais da pequena Comunidade Quilombola de Custaneira, a sete quilômetros do município de Paquetá, no Piauí, surpreende. No vilarejo com 20 casas e 129 moradores, o Lundu de Lezeira, Samba de Cumbuca, Reizado, Roda de São Gonçalo e o Terreiro de Umbanda compõe o repertório entoado por instrumentos de percussão. Um deles é especial: o 'Tambor da Mata'. Seus 70 centímetros de diâmetro emitem um som que ecoa longe. Outra particularidade é um refrigerante feito com milho, caldo da rapadura e farinha. A bebida, chamada de Aluá, tem a função de facilitar a digestão das comidas servidas durante as manifestações, que costumam ser gordurosas. No Lundu de Lezeira, os lundus são versos recitados de geração em geração, ou elaborados durante a dança, sempre tendo como marca a improvisação e a criatividade. O mestre de cultura popular da comunidade é Arnaldo de Lima, mais conhecido como Naldinho.

Lundu de Lezeira no X Encontro de Culturas

29/07/2010

Piauienses do Lundu de Lezeira mostram a dança criada para celebrar a Semana Santa.



Ainda não temos nenhum vídeo =(

Ih... nenhum áudio cadastrado ainda.

 






Desenvolvido por CarlosFilho.com2004 - 2010. Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. Um projeto da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge e Asjor.

Fotos e matérias podem ser distribuídas desde que citados os créditos da Agência de Notícias Cavaleiro de Jorge e do fotógrafo.