Mamulengo Presepada (DF)

O Mamulengo Presepada nasceu do convívio de Chico Simões com o amigo Carlinhos do Babau, do grupo Carroça de Mamulengos. O brincante viajou durante três anos pelo nordeste brasileiro e participou de oficinas do Mamulengo Só Riso, até começar a atuar com o Presepada, em 1985. Um de seus mestres, Mestre Solon, do Mamulengo Invenção Brasileira ensinou a Chico Simões que o boneco veio antes do homem e presenteou o grupo com os primeiros bonecos.

O Presepada brinca com o mamulengo, palhaço, mágica, ventriloquia, bonecos gigantes e bumba-meu-boi. Ao longo dos anos, em suas passagens pelos estados brasileiros, América Latina e Europa, o grupo já ganhou prêmios de festivais e do Ministério da Cultura e coordena o Ponto de Cultura Invenção Brasileira. Entre os países visitados pelo grupo estão Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Colômbia, Venezuela, Bolívia, Panamá, Nicarágua, México, Estados Unidos, Portugal, Espanha, França, Suíça, Itália e Alemanha.

Entre os espetáculos apresentados pelo Mamulengo Presepada estão o teatro de bonecos O Romance do Vaqueiro Benedito... que traz personagens clássicos da cultura popular e da mitologia como o João Redondo, Palhaço da Vitória, Jaraquá e Bumba-meu-boi Estrela. Na brincadeira, Chico Simões lida com os bonecos e o Trio Forrolengo, formado por Andressa Ferreira, Joaley Almeida e Maísa Amorim tomam conta da trilha e dos efeitos sonoros. Outra marca do Presepada é o teatro de rua, em Mateus - O Último Homem da Cobra, Chico Simões é o palhaço Mateus da Lelé Bicuda, um camelô, mágico, brincante e contador de histórias formados nas feiras e festivais que passou pelo mundo.

O Romance do Vaqueiro Benedito com Mamulengo Presepada

27/07/2010

O Romance do Vaqueiro Benedito com Mamulengo Presepada

Get the Flash Player to see this video.

Mamulengo Presepada na tenda do Circo Lahetô
O Vaqueiro Benedito arma suas presepadas no X Encontro de Culturas


Ih... nenhum áudio cadastrado ainda.

 






Desenvolvido por CarlosFilho.com2004 - 2010. Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. Um projeto da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge e Asjor.

Fotos e matérias podem ser distribuídas desde que citados os créditos da Agência de Notícias Cavaleiro de Jorge e do fotógrafo.