Mestre Zé de Vina (PE)

Natural de Glória do Goitá, um vilarejo no interior de Pernambuco,  Mestre Zé de Vina é um dos criadores do grupo Mamulengo Riso do Povo, que também conta com a presença do Mestre Zé Lopes. Zé de Vina é considerado um dos mais importantes mestres mamulengueiros vivos no Estado, e seu grupo é conhecido por dar continuidade a arte dos bonecos, uma legítima tradição de artistas nordestinos. O talento e as técnicas do mestre resgatam o mamulengo pernambucano e reafirmam o estado como maior representante do teatro de bonecos populares do Brasil.

Zé da Vina é brincante desde os 12 anos de idade e incorpora aos espetáculos do Riso do Povo características puras, originais e autênticas; prezando pela simplicidade criativa que movimenta o mamulengo por séculos de tradição. O resultado é um teatro divertido, que transmite conhecimento e mantém viva a tradição brasileira de fazer arte com bonecos. No repertório do Mamulengo Riso do Povo estão as brincadeiras A Fazenda do Coronel Mané Pacarú, As Presepadas do Casamento de Praxedes e o espetáculo Mamulengo Tradicional.



Ainda não temos nenhum vídeo =(

Ih... nenhum áudio cadastrado ainda.

 






Desenvolvido por CarlosFilho.com2004 - 2010. Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. Um projeto da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge e Asjor.

Fotos e matérias podem ser distribuídas desde que citados os créditos da Agência de Notícias Cavaleiro de Jorge e do fotógrafo.