Renata Rosa (PE)

Renata Rosa é paulista radicada em Pernambuco. Além de cantora é atriz, compositora, poetisa e pesquisadora. Já participou de projetos como o Maracatu de Baque Solto Estrela de Ouro de Aliança, de Penambuco. Como atriz, fez sua estreia na televisão em 2007, na minissérie A Pedra do Reino, inspirada na obra Romance d'A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta, de Ariano Suassuna, onde interpretou a personagem Maria Safira.

Conhecida por sua voz sinuosa e cristalina, a cantora tem um apurado sentido de interpretação e, graças a seu primor cênico, vem se tornando uma das artistas de maior reconhecimento fora do país, principalmente na Europa. A rabeca é o eixo de sua obra, que foge aos limites brasileiros e se afirma na ancestralidade ibérica, o que confere universalidade a suas canções. O instrumento nas mãos de Renata Rosa também dialoga com os violinos do brasileiro Ricardo Herz e do francês Didier Lockwood, com o kamanche oriental (instrumento com quatro cordas metálicas e uma caixa de madeira, em forma de hemisfério, coberta por uma membrana de pele de carneiro) e a gadulka (instrumento de cordas tocado com arco, similar ao violino, mas com cordas duplas e com uma corda de baixo) do leste europeu.

Seu trabalho é aprofundado em pesquisas culturais e sonoras nos estados de Pernambuco e Alagoas. Os cantos das rodas de coco, de maracatu rural-tradicional e do cavalo marinho foram temas de suas investigações. Diversas de suas canções não têm registro de direito autoral, são de domínio público, pois representam o canto do povo. Devido à simplicidade como as canções são apresentadas e à boa crítica às suas performances, a cantora e sua banda fazem constantes turnês pelos Estados Unidos e inúmeros países europeus, como França, Bélgica, Holanda, Alemanha, Suíça e Dinamarca.

Show da cantora Renata Rosa, na abertura do X Encontro

23/07/2010

Show da cantora Renata Rosa, na abertura do X Encontro



Ainda não temos nenhum vídeo =(

Ih... nenhum áudio cadastrado ainda.

 






Desenvolvido por CarlosFilho.com2004 - 2010. Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. Um projeto da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge e Asjor.

Fotos e matérias podem ser distribuídas desde que citados os créditos da Agência de Notícias Cavaleiro de Jorge e do fotógrafo.