Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 


16/07/2009 16:22
Encontro de Culturas da Chapada dos Veadeiros

por Sinvaline Pinheiro

16/07/09  0 comentários  lida 2233 vezes enviar por email

A movimentação é intensa com os preparativos para mais um Encontro de Culturas. A Associação dos Moradores da Vila de São Jorge reúne profissionais, artistas e outros para desenvolver um encontro voltado para o fortalecimento dos grupos culturais do país


Terno de Moçambique, durante o VIII Encontro. Foto: Marcelos Scaranari

Esse encontro acontece há nove anos e mesmo com as dificuldades encontradas quanto aos recursos e outras formalidades, a produção trabalha com afinco para que aconteça mais um grande Encontro de Culturas.

O envolvimento com a comunidade se faz desde a criação da identidade visual do evento que é um trabalho do Moacir, um artista nato que começou suas primeiras pinturas aos sete anos de idade usando apenas o carvão. De família humilde, Moacir não aprendeu a ler e nem a escrever, porém suas pinturas retratam figuras enigmáticas e intrigantes.

Também o Encontro apresenta o trabalho da cantora Doroty Marques com a "Turma que Faz", composto por 80 crianças, sendo 50 da Vila de São Jorge e 30 da cidade de Alto Paraíso. Esse grupo gravou o CD e DVD  "Criunaná", com músicas criadas pelas crianças, e a gravação aconteceu nos cenários da Chapada dos Veadeiros. Os instrumentos usados são confeccionados pelo grupo nas inúmeras oficinas ministradas durante todo o ano.

A aldeia multiétnica, com a assessoria do indigenista Fernando Schiavini, dessa vez vem com as etnias Kayapó Mebemgokre, Tucumã Pará, Ingarikó da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, no estado de Roraima, Cariri-Xocó de Alagoas, Krahos do Tocantins, Guarani kaiowá de Dourados, Dessana de Manaus, Yawalapiti  do Alto Xingu, Fulni-ô de Águas Belas e Avá Canoeiro de Minaçu.

Essas etnias movimentarão a  aldeia montada na Aldeia da Lua, com oficinas de construção de instrumentos de guerra (borduna, arcos), cestaria em fibras e outras. Por uma semana o público pode assistir aos rituais de cada etnia, suas danças e cantorias e ainda assistir a documentários e rodas de prosa com os temas Gestão Social e Territorial das Terras Indígenas e Etnodesenvolvimento; Direito das mulheres; Aula espetáculo "Cultura e Tradição dos Povos dos Cerrados" com o antropólogo Dr. Altair Sales Barbosa e o Grupo "Sons do Cerrado"..

Outra grande atração na aldeia será a apresentação dos palhaços sagrados Krahô , os famosos Hotxuás, que inspiraram um filme da atriz Letícia Sabatella. Para finalizar há o cortejo da aldeia até a Vila de São Jorge onde acontece a corrida de toras na rua, a apresentação de cantos e danças de todas etnias no palco, culminando com o ritual de passagem do Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada aos moradores da Vila de São Jorge.

O Encontro também sedia o Fórum de Culturas Tradicionais, Encontro de Capoeiras Angola, Império Kalunga com o Sitio da Comunidade do kalunga, o Kalunga Curraleira, a Sussa, Folia de Crixás, Catira São João da Aliança, o Vilão de Catalão e o a Congada de Niquelândia.

A Feira de Oportunidades Sustentáveis  expõe artesanatos, comidas típicas e muitas variedades de várias cidades brasileiras. A pequena Vila de São Jorge tem um aspecto alegre com a rua apinhada de pessoas. Os hippies enfeitam as calçadas com variedades de artesanatos e performances.

As apresentações durante o Encontro são muitas e acontecem simultaneamente. A importância está na diversidade cultural apresentada que durante todo o evento fazem da pequena Vila de São Jorge um grande palco de artistas, pesquisadores, profissionais e turistas.

 

Envie seu comentário
*Seu nome:
*E-mail (não será publicado):
Site (inclua o http://)
*Comentário:
*Preencha a resposta:
* campos obrigatórios

Comentários nesta matéria:

Seja o primeiro a comentar! Use o formulário ao lado e participe!

 


01/08/2009 | Lia de Itamaracá
  "Tiro minha energia do amor"
 
31/07/2009 | Opereta
  Doroty Marques e o mundo mágico do Turma que Faz
 
30/07/2009 | Percussão
  Mamour Ba, diálogo com os tambores
 
29/07/2009 | Capoeira Angola
  Mestre Cobra Mansa e o Permangola
 
27/07/2009 | Xilogravura
  Guará e sua arte
 
27/07/2009 | Cultura Digital
  Produtora Cultural Colaborativa
 
27/07/2009 | Comunidade Kalunga
  Zenira, a raizeira kalunga
 
26/07/2009 | Kalungas
  A tradição secular de descendentes dos escravos
 
25/07/2009 | Folia do Divino de Formosa
  Folia da Roça
 
24/07/2009 | Roda de Prosa
  As mulheres no Encontro de Culturas
 
23/07/2009 | Aldeia Multiétnica
  Aldeia dos povos
 
19/07/2009 | Aldeia
  Aldeia Multiétnica abre em grande estilo
 
18/07/2009 | Arte
  Moacir, o artista da Chapada
 
18/07/2009 | Feira
  Feira de Oportunidades Sustentáveis
 
18/07/2009 | Lançamento literário
  Entre os cimos nublados, uma solidão selvagem
 
16/07/2009 | Atrações
  Encontro de Culturas da Chapada dos Veadeiros
 



5276 visualizações - 23/07/2009
Interação aumenta a cada dia na III Aldeia Multiétnica

3433 visualizações - 03/07/2009
Fórum de Culturas Tradicionais do Estado de Goiás

   
Início | O Encontro | Programação | Imprensa | Notícias | Ficha Técnica | Contato
2004 - 2009. Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. Um projeto da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge e Asjor.
Fotos e matérias podem ser distribuídas desde que citados os créditos da Agência de Notícias Cavaleiro de Jorge e do fotógrafo.
Desenvolvido por Carlos Filho - Goiânia