Apresentação do Encontro Veja a programação do Encontro Conheça os artistas Confira as Rodas de Prosa Feira de Oportunidades Sustentáveis Oficinas ministradas durante o Encontro Mostra de Cinema Petrobras Diário de São Jorge Material para imprensa Ficha Técnica do Encontro Entre em contato
 

25/07/2007 12:20
Violeiros e Catireiros da Chapada
Viola e Catira de Alto Paraíso animam a noite na Chapada

por Alexandre Rissate, da Agência de Notícias Cavaleiro de Jorge

A viola, um dos ícones da tradição caipira brasileira, esteve presente na noite de 24 de julho, no palco do VII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, pelas mãos dos Violeiros da Chapada. Celso Olimpio, Chiquinho e Celiomar Marques mostraram a tradição goiana das modas de viola.

Juntos há três anos, Celso e Chiquinho começaram a fazer shows depois de uma "prosa" na varanda da casa de Celso. "Eles sempre faziam música quando estavam juntos, e surgiu a idéia de começarem a fazer apresentações", conta Márcia Furla, amiga da dupla há mais de sete anos.

Parceria

A apresentação dos Violeiros contou com uma presença ilustre de outro grupo bem conhecido da região: os Catireiros da Chapada. Formado por quatro mulheres e quatro homens, a catira empolgou o público.

Fátima, empresária e fundadora do grupo, diz que sempre admirou a dança. "Quando eu morava em Minaçu, não me deixavam participar. Depois fui morar em Alto Paraíso e notei que a catira fazia parte da tradição da cidade, mas estava se perdendo. Então resolvi fundar o grupo, que já tem seis anos de existência. Criamos o grupo para mostrar que todos podem dançar", conclui.

O público assistiu atento todos os passos da catira. Para Vitorino Simões, 87 anos, morador de São Jorge, "a melhor parte foi ver as mulheres dançando, está muito lindo!".

enviar por e-mail | imprimir
topo da página | mais notícias

26/05/2009 - IX Encontro de Culturas
Vem aí o IX Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros

02/08/2008 - Encontro
Zambiapunga e Turma que Faz celebram o fim do VIII Encontro de Culturas Tradicionais

02/08/2008 - Arcoverde na Chapada
"É só tocar um pouco de Fogo que a explosão ocorre”

01/08/2008 - Entrevista
“Incelente Maravilha”

01/08/2008 - Show
Música caipira faz as honras da casa



Mestre da Ginga


Programe agora sua viagem para São Jorge. Encontre as pousadas, campings e restaurantes da Vila.