Apresentação do Encontro Veja a programação do Encontro Conheça os artistas Confira as Rodas de Prosa Feira de Oportunidades Sustentáveis Oficinas ministradas durante o Encontro Mostra de Cinema Petrobras Diário de São Jorge Material para imprensa Ficha Técnica do Encontro Entre em contato
 

27/07/2007 00:02
Suspiro do Iguape
Toda força e axé da cultura baiana

por Jeyce Sousa, da Agência de Notícias Cavaleiro de Jorge

Com uma apresentação pra lá de animada, o grupo baiano Suspiro do Iguape trouxe para a Chapada dos Veadeiros a chula, um samba forte que fez todo o público cair na roda na noite de quinta feira, 26 de julho, no palco do VII Encontro de Culturas.

O grupo de 16 pessoas, sendo cinco dançarinos e onze músicos, trouxe para o cerrado o peso, a alegria e a história da cultura baiana. Os sambas tocados eram precedidos de suas respectivas histórias. Eles mostraram dois tipos de samba. O samba "chula", onde ninguém samba enquanto os cantores principais estão cantando, e o samba corrido, hora em que todos podem sambar e cantar.

Ao ritmo das palmas, o público foi convidado para subir ao palco e dançar com o grupo. Durante a apresentação, era fácil ver as rodas de samba se abrindo no meio da multidão. Débora Ribeiro, estudante de fisioterapia de São Paulo, esbanjava animação. "Eu vim quebrar as cadeiras com essas baianas lindas, por que isso que acontece aqui em São Jorge é que é cultura", definiu ela.

Nalva dos Santos, integrante do grupo Suspiro do Iguape, disse ter se alegrado muito com a apresentação. "O povo respondeu muito bem, e nosso show depende da participação de todos para ser bom. Aqui eu posso dizer, com toda certeza, que foi ótimo!", garante ela.

O encerramento do show foi um momento mágico. Os artistas desceram do palco e transformaram a quadra em uma gigantesca e genuína roda de samba, ocupando todo o espaço, ao som dos versos "um sorriso negro, um abraço negro, traz felicidade, negro sem emprego fica sem sossego, negro é a raiz da liberdade".

enviar por e-mail | imprimir
topo da página | mais notícias

26/05/2009 - IX Encontro de Culturas
Vem aí o IX Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros

02/08/2008 - Encontro
Zambiapunga e Turma que Faz celebram o fim do VIII Encontro de Culturas Tradicionais

02/08/2008 - Arcoverde na Chapada
"É só tocar um pouco de Fogo que a explosão ocorre”

01/08/2008 - Entrevista
“Incelente Maravilha”

01/08/2008 - Show
Música caipira faz as honras da casa



Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros


Programe agora sua viagem para São Jorge. Encontre as pousadas, campings e restaurantes da Vila.