Apresentação do Encontro Veja a programação do Encontro Conheça os artistas Confira as Rodas de Prosa Feira de Oportunidades Sustentáveis Oficinas ministradas durante o Encontro Mostra de Cinema Petrobras Diário de São Jorge Material para imprensa Ficha Técnica do Encontro Entre em contato
 

25/07/2007 23:44
Herencia Gaitera
Gaitas, salsa e merengue colombiano

por Luciana Castro, da Agência de Notícias Cavaleiro de Jorge

O VII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros foi invadido pela a alegria rítmica das gaitas colombianas. Ritmos como salsa, merengue e fandango animaram e sacudiram o público da noite da quarta feira, 25 de julho. Não houve ombros, quadris e pés que ficassem parados.

Com muita simpatia e o calor da música caribenha, subiu no palco o grupo colombiano Herencia Gaitera de São Jacinto. Aos 79 anos, o maestro do grupo, Juan Fernades, chamava os tocadores que, vestidos tipicamente com chapéu, calças largas e chinelos, mostraram a importância de se manter uma tradição, que por eles é cultivada e transmitida de geração para geração.

Cidades como São Paulo, Brasília e Cuiabá já foram palco para o show do grupo Herencia Gaitera de San Jacinto . Para a apresentação na Vila de São Jorge, eles trouxeram um espetáculo novo, visto pela segunda vez aqui no Brasil. Esse atual show pretende mostrar a tradição da música colombiana da costa do mar do Caribe.

Marcelo Scaranari

Ritmos caribenhos e a gaita colombiana na apresentação do grupo

A produtora e empresária do grupo, Liliana Gongora, reforçou a importância da participação de um grupo internacional no Encontro. "Para nós é muito especial e grandioso virmos em um país diferente mostrar uma parte de nossa cultura", afirma.

Logo após o show começar, o público se familiarizou com as batidas rápidas e calientes e se entregou ao chacoalhar dos corpos. "Eu não conhecia o grupo Herencia Gaitera e estou encantada. É um ritmo gostoso e fácil de dançar", confessa a bióloga paulista Nayara Campos.

No final do show, sob muitos pedidos de "mais um, mais um" e "Colômbia, Colômbia", o Herencia Gaitera convidou a dançarina colombiana Lina Gomes, que estava assistindo ao show, para subir ao palco e dançar a última música. "Eu também tenho um grupo de gaiteiros e nos apresentamos pelo Brasil. Quando soube que o Herencia Gaitera estaria aqui, por meio do site do Encontro, fiz questão de vir prestigiá-los", disse a dançarina.

 

 

enviar por e-mail | imprimir
topo da página | mais notícias

26/05/2009 - IX Encontro de Culturas
Vem aí o IX Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros

02/08/2008 - Encontro
Zambiapunga e Turma que Faz celebram o fim do VIII Encontro de Culturas Tradicionais

02/08/2008 - Arcoverde na Chapada
"É só tocar um pouco de Fogo que a explosão ocorre”

01/08/2008 - Entrevista
“Incelente Maravilha”

01/08/2008 - Show
Música caipira faz as honras da casa



A ópera da comunidade


Programe agora sua viagem para São Jorge. Encontre as pousadas, campings e restaurantes da Vila.