Apresentação do Encontro Veja a programação do Encontro Conheça os artistas Confira as Rodas de Prosa Feira de Oportunidades Sustentáveis Oficinas ministradas durante o Encontro Mostra de Cinema Petrobras Diário de São Jorge Material para imprensa Ficha Técnica do Encontro Entre em contato
 

28/07/2007 23:13
Candombe
Harmonia adaptada

por Arthur Porto, da Agência de Notícias Cavaleiro de Jorge

Uma mistura musical inusitada tomou conta do palco do VII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, na noite de 27 de julho. Jorge Schellemberg e sua banda vieram do Uruguai para mostrar um pouco do candombe beat, ritmo tocado no carnaval afro-uruguaio misturado ao jazz, blues e pop.

Juntos há mais de quatro anos, o grupo procura sempre renovar seu repertório e preservar a influência ancestral africana de raiz Banto. No palco, os seis integrantes mostram o resultado do tempo de estrada. "Os arranjos eu faço com o Daniel Lopes, o teclado e as vozes com a Carmem Pi, vocalista. O segredo é trabalharmos em equipe", ressaltou o vocalista Jorge Schellemberg.

Amores e temas sociais são a base das músicas. A realidade dos meninos de rua se transformou na música Flores Silvestres, metáfora usada para mostrar a situação em que estas crianças vivem.

Não bastasse a novidade do candombe, a banda ainda mostrou a união do ritmo com o reggae. "É interessante conhecer uma coisa nova. É gratificante conhecer outros aspectos da cultura tradicional da América Latina", disse a geógrafa Lara Montenegro, que assistia a apresentação do grupo.

A oficina

Antes de subir ao palco, na tarde de 27 de julho, a banda se reuniu na Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge para contar um pouco da história do candombe, em uma oficina do VII Encontro de Culturas.

Em uma conversa regada a música, Jorge contou sobre o nascimento do ritmo, em Montevidéu, e da semelhança com o carnaval brasileiro, pois o candombe é dançado em desfile.

Depois do bate-papo, os participantes da oficina ainda aprenderam a tocar o piano, o repique e o chico, tambores de madeira, que produzem o som característico do candombe uruguaio.

enviar por e-mail | imprimir
topo da página | mais notícias

26/05/2009 - IX Encontro de Culturas
Vem aí o IX Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros

02/08/2008 - Encontro
Zambiapunga e Turma que Faz celebram o fim do VIII Encontro de Culturas Tradicionais

02/08/2008 - Arcoverde na Chapada
"É só tocar um pouco de Fogo que a explosão ocorre”

01/08/2008 - Entrevista
“Incelente Maravilha”

01/08/2008 - Show
Música caipira faz as honras da casa



Luz Quartiada


Programe agora sua viagem para São Jorge. Encontre as pousadas, campings e restaurantes da Vila.