Apresentação do Encontro Veja a programação do Encontro Conheça os artistas Confira as Rodas de Prosa Feira de Oportunidades Sustentáveis Oficinas ministradas durante o Encontro Mostra de Cinema Petrobras Diário de São Jorge Material para imprensa Ficha Técnica do Encontro Entre em contato
 

22/07/2007 18:30
Comunidade Kalunga
A roda da Sussa

por Alexandre Rissate, da Agência de Notícias Cavaleiro de Jorge

Ao som do hino nacional tocado em tambores e pandeiros, fabricados com madeira de jequitibá e couro de veado, a comunidade do Sítio Histórico Kalunga entrou no palco do VII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros para mostrar a Sussa, a Curraleira e a Cantoria.

"Eu não sei fazer muita coisa, mas o que eu tenho de bom eu vou mostrar para vocês", disse ao microfone Procópia dos Santos Rosa, a Dona Procópia, 74 anos. Ela foi a surpresa da apresentação. E deu início à festa, apresentando a Curraleira, uma brincadeira de folia onde os homens sapateiam fazendo um círculo e girando entre si.

Camila Pinheiro

Saia coloridas rodopiando pela quadra deram o tom da Sussa

Rodopiando suas saias, as mulheres dançaram a Sussa, outra brincadeira ensinada pelos antepassados Kalunga. Como é dançada por muitas pessoas, o palco ficou pequeno. A arte-educadora Doroty Marques, que estava no fundo do palco, pegou o microfone: "O povo de São Jorge queria ver a sussa e não viu. Abram a roda no chão, vamos descer". E desceram todos para a quadra em frente ao palco, abrindo uma imensa roda.

Quem estava assistindo caiu na dança com os kalunga. Entre eles estava Juliano Basso, coordenador e curador do Encontro, que convidava os mais tímidos para a dança, que só terminou para dar lugar a outra apresentação da noite. Valdeci Moreira da Silva, integrante da comunidade kalunga, encerrou a apresentação ao som dos versos "da caixa eu peço desculpa, da sanfona eu peço perdão, me desculpa pessoal se maltratei algum coração".

enviar por e-mail | imprimir
topo da página | mais notícias

26/05/2009 - IX Encontro de Culturas
Vem aí o IX Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros

02/08/2008 - Encontro
Zambiapunga e Turma que Faz celebram o fim do VIII Encontro de Culturas Tradicionais

02/08/2008 - Arcoverde na Chapada
"É só tocar um pouco de Fogo que a explosão ocorre”

01/08/2008 - Entrevista
“Incelente Maravilha”

01/08/2008 - Show
Música caipira faz as honras da casa



Folia e Catira de Crixás – Tradição preservada


Programe agora sua viagem para São Jorge. Encontre as pousadas, campings e restaurantes da Vila.