Apresentação do Encontro Veja a programação do Encontro Conheça os artistas Confira as Rodas de Prosa Feira de Oportunidades Sustentáveis Oficinas ministradas durante o Encontro Mostra de Cinema Petrobras Diário de São Jorge Material para imprensa Ficha Técnica do Encontro Entre em contato
 

24/07/2007 10:24
IV Campeonato Internacional de Piadas
Os engraçadinhos de São Jorge

por Arthur Porto, da Agência de Notícias Cavaleiro de Jorge

Adão e Eva passeavam pelo Paraíso, quando ela perguntou a Adão:
- Adão, tu me amas?
E Adão, resmungando:
- E eu lá tenho outra escolha?

Assim começou a roda de prosa mais cômica do VII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, na tarde de 23 de julho, na varanda do bar do Seu Claro. Organizado por Pedro Ivo Moura e apresentado Velho Joe, morador da comunidade, o IV Campeonato Internacional de Piadas de São Jorge arrancou gargalhadas de todos.

Antes da reunião começar, Velho Joe convidava, com a ajuda de um microfone, toda a vila de ex-garimpeiros. "O prêmio é uma caixa de cerveja", gritava para quem, por acaso, não ouvisse pela enorme caixa de som.

Marcelo Scaranari

A roda de prosa mais engraçada do Encontro teve até marmelada

O anfitrião, vestido de terno, chapéu e chinelas havaianas, ditava as regras: "é obrigação e dever de cada um fazer piadinhas com gaúchos, loiras, mineiros, candangos e portugueses", ressaltou, sob os protestos bem humorados dos participantes.

Velho Joe usava a tática de abusar do sotaque paulista e carioca para apresentar os competidores. E, na boa meu, quando alguém se aventurava a contar uma piada, o ele usava seus dotes teatrais para fazer uma breve representação. Sua atuação, em certos momentos, chegava a ser mais engraçada que as piadas.

O medo de ser vaiado era grande, e por esse motivo, a maioria dos participantes estava com medo de "entrar na roda". Mas, passado algum tempo, viu-se que não era preciso ter um repertório engraçado para se envolver na brincadeira. O ambiente já havia se transformado em um típico almoço de domingo, entre amigos e familiares.

A sanfoneira Dona Gracinha e Alexandre Magno, o Xandinho, vencedor do II Campeonato, participaram contando piadas de papagaio e portugueses. A roda durou duas horas e meia, mas o final foi uma marmelada: o ganhador da caixa de cerveja foi Seu Claro, o dono do bar e patrocinador da roda. E o pior, não era piada!

Alexandre Acciole, Beatrice Labeig e Dona Gracinha foram, respectivamente, três primeiros colocados "oficiais", levando pra casa um kit da Petrobras, patrocinadora do Encontro de Culturas. "Zuou grandão", hein Seu Claro?

O que rolou no campeonato

O que são dois na terra e dois no céu?
Os trapalhões.

Por que os homens mentem para suas esposas?
Porque elas insistem em fazer perguntas.

Estava a Mônica almoçando junto com o Cebolinha quando ela perguntou:
- Cebolinha, você gosta de comer acelga?
E ele respondeu:
- Gosto de comer acelga, a sulda, a muda...

enviar por e-mail | imprimir
topo da página | mais notícias

26/05/2009 - IX Encontro de Culturas
Vem aí o IX Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros

02/08/2008 - Encontro
Zambiapunga e Turma que Faz celebram o fim do VIII Encontro de Culturas Tradicionais

02/08/2008 - Arcoverde na Chapada
"É só tocar um pouco de Fogo que a explosão ocorre”

01/08/2008 - Entrevista
“Incelente Maravilha”

01/08/2008 - Show
Música caipira faz as honras da casa



Para encantar os olhos e preencher a alma


Programe agora sua viagem para São Jorge. Encontre as pousadas, campings e restaurantes da Vila.