Apresentação do Encontro Veja a programação do Encontro Conheça os artistas Confira as Rodas de Prosa Feira de Oportunidades Sustentáveis Oficinas ministradas durante o Encontro Mostra de Cinema Petrobras Diário de São Jorge Material para imprensa Ficha Técnica do Encontro Entre em contato
 

22/07/2007 14:41
Oficina de Jongo
Balançando o quadril

por Arthur Pronto, da Agência de Notícias Cavaleiro de Jorge

A oficina de Jongo e Samba de Roda, com a cantora Luciane Menezes e Cia. Brasil Mestiço começou um pouco diferente do que se esperava. Quem achou que ia chegar balançando o quadril, errou. O coordenador Rodrigo Nunes explicou aos participantes um pouco sobre o jongo. "É uma dança de roda que conta com a participação de homens e mulheres. Essa dança, que levanta o astral de qualquer pessoa, tem origem afro-brasileira, da mesma família do batuque, ambos ancestrais do samba e do pagode", disse Rodrigo.

Depois da breve introdução, os participantes fizeram um pouco de alongamento, esticando braços, pernas e dedos. Agora pronto, o tambor ali no canto começou a compor uma trilha sonora de tum tum tum. Todos se arrumaram, e o Jongo da Serrinha, ritmo tipicamente urbano, começou a tocar.

Camila Pinheiros

Participantes e oficineiros no balanço do jongo

Perna esquerda atrás, perna direta na frente e bate a sola do pé. Tudo no embalo do tambor. Quem aprendeu o passinho de primeira, já começa a balançar os ombros, os braços e o bumbum. "Quando a pessoa pega o jeito, a coisa muda. Aí é alegria do começo ao fim. O segredo é não olhar para os pés, se não qualquer um fica tonto", explica Rodrigo Nunes.

Palmas e melodias, decoradas pelos participantes, animaram cada vez mais o ambiente. A roda se abriu e, com ela, o convite para a umbigada, dança com a marcação feita pelos pés, em um compasso de geralmente três pisadas fortes no chão.

Os movimentos leves deixavam a coreografia mais bonita e, como aprender nunca é demais, os participantes conhecem outra modalidade de Jongo, a do Quilombo de São José - que contou com a participação de três meninas da comunidade.

O grupo encerrou a oficina com um verdadeiro samba-de-roda, em que os participantes se divertiam como se estivessem no quintal da própria casa.

enviar por e-mail | imprimir
topo da página | mais notícias

26/05/2009 - IX Encontro de Culturas
Vem aí o IX Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros

02/08/2008 - Encontro
Zambiapunga e Turma que Faz celebram o fim do VIII Encontro de Culturas Tradicionais

02/08/2008 - Arcoverde na Chapada
"É só tocar um pouco de Fogo que a explosão ocorre”

01/08/2008 - Entrevista
“Incelente Maravilha”

01/08/2008 - Show
Música caipira faz as honras da casa



Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros


Programe agora sua viagem para São Jorge. Encontre as pousadas, campings e restaurantes da Vila.