Apresentação do Encontro Veja a programação do Encontro Conheça os artistas Confira as Rodas de Prosa Feira de Oportunidades Sustentáveis Oficinas ministradas durante o Encontro Mostra de Cinema Petrobras Diário de São Jorge Material para imprensa Ficha Técnica do Encontro Entre em contato
 

21/07/2007 18:57
Fanta Konatê, Petit Mamady e Luiz Kinugawa
O palco de todos

por Luciana Castro, da Agência de Notícias Cavaleiro de Jorge

Para o encerramento do primeiro dia de show do VII Encontro de Culturas tradicionais da Chapada dos Veadeiros, a dupla Embaixadores da Lua, mestres de cerimônia do evento, chamam para subir ao palco, ao som dos versos "de onde é essa música, eu trouxe zambé da África, meu tesouro é congo, é congado", os africanos Fanta Konatê, Petit Mamady Keita e o paulista Luis Kinugawa.

No gingado solo do djembê, o show começa e trazendo o balanço africano. Luis Kinugawa, musicoterapeuta que foi para a África estudar a força e magia da cultura do país começa o espetáculo explicando um pouco sobre a história da Fanta e da arte malinkê.

Marcelo Scaranari

Fanta Kanotê, com Luiz Kinugawa e Petit Mamady ao fundo: um pedaço da Guiné no cerrado brasileiro

Descalça, Fanta Konatê começa sua performance soltando a voz, com fortes movimentos de braços, pernas e cabelos, no suingue do djembê. O público se encanta e traz, com os outros integrantes da troupe, um pouquinho da República da Guiné para o meio do cerrado brasileiro.

Durante todo o show, a cada intervalo entre as músicas, Luis contou sobre cada instrumento utilizado, informando e interagindo com o público. Entre o público, a beleza da apresentação era visível. "Estou aqui a passeio. Fiquei sabendo do show da Fanta por uma amiga, e fiz questão de não perder essa oportunidade", revela Rodrigo Veronize, de São Paulo.

Depois de cerca de uma hora de show, o trio se despediu do público. Porém, após o pedido de bis, eles impõem uma condição: só tocariam se o público dançasse com eles, ali mesmo, no palco. Não precisou nem começar a tocar, e o palco foi tomado, se transformando em uma grande roda de expressão africana, levando ao público ao delírio.

Marcelo Scaranari

Todos no palco dividiam espaço com os músicos

Ao término do show, Fanta declarou: "Adorei o show, era mesmo o que eu esperava do povo brasileiro, sempre animados como no meu país. Se pedissem para eu voltar daqui uma semana, esperaria acordada!".

enviar por e-mail | imprimir
topo da página | mais notícias

26/05/2009 - IX Encontro de Culturas
Vem aí o IX Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros

02/08/2008 - Encontro
Zambiapunga e Turma que Faz celebram o fim do VIII Encontro de Culturas Tradicionais

02/08/2008 - Arcoverde na Chapada
"É só tocar um pouco de Fogo que a explosão ocorre”

01/08/2008 - Entrevista
“Incelente Maravilha”

01/08/2008 - Show
Música caipira faz as honras da casa



Pajé-Curandeiro Kisibi Sumu


Programe agora sua viagem para São Jorge. Encontre as pousadas, campings e restaurantes da Vila.