Apresentação do Encontro Veja a programação do Encontro Conheça os artistas Confira as Rodas de Prosa Feira de Oportunidades Sustentáveis Oficinas ministradas durante o Encontro Mostra de Cinema Petrobras Diário de São Jorge Material para imprensa Ficha Técnica do Encontro Entre em contato
 

21/07/2007 16:07
Suspiro do Iguape
Para cair no gingado do samba, basta entrar na roda

por Luciana Castro, da Agência de Notícias Cavaleiro de Jorge

Cavaquinho, ganzá, pandeiros, xequerê, atabaque, violão e violas. É nessa mistura de sons que o grupo baiano Suspiro do Iguape vem transformar a Vila de São Jorge em uma grande roda de samba genuinamente baiano.

O samba de roda baiano teve seus primeiros registros por volta de 1830, considerado uma expressão musical, coreográfica, poética e festiva das mais importantes e significativas da cultura brasileira. Hoje, está presente em toda a Bahia, mais precisamente no recôncavo baiano. No início era composto por pescadores descendentes de negros africanos, que se reuniam em fundos de quintal de chão batido, para dançar até o amanhecer.

Com forte tradição na Bahia, o grupo foi reconhecido em 2005, pelo IPHAN (Instituto do patrimônio Histórico e Artístico Nacional), como patrimônio da humanidade.

O Suspiro do Iguape interage com o público com dois sambas típicos do recôncavo, o samba "chula" e o "corrido". No primeiro, ninguém samba enquanto os cantores principais estão gritando a "chula" (parte poética deste tipo de samba, a chula é seguida pela resposta do coral cantada pelas mulheres). Quando termina a parte cantada, tradicionalmente samba só uma pessoa de cada vez no meio da roda, e apenas ao som dos instrumentos e das palmas.

No samba corrido, alternado entre um ou dois solistas, a resposta é do coral dos participantes. A dança acontece ao mesmo tempo que o canto, e todos podem sambar.

Prometendo arrancar suspiros e muito suor dos participantes da roda de samba, o grupo Suspiro do Iguape vem até o VII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros para mostrar o peso da cultura baiana e sua alegria.

enviar por e-mail | imprimir
topo da página | mais notícias

26/05/2009 - IX Encontro de Culturas
Vem aí o IX Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros

02/08/2008 - Encontro
Zambiapunga e Turma que Faz celebram o fim do VIII Encontro de Culturas Tradicionais

02/08/2008 - Arcoverde na Chapada
"É só tocar um pouco de Fogo que a explosão ocorre”

01/08/2008 - Entrevista
“Incelente Maravilha”

01/08/2008 - Show
Música caipira faz as honras da casa



Para encantar os olhos e preencher a alma


Programe agora sua viagem para São Jorge. Encontre as pousadas, campings e restaurantes da Vila.