Apresentação do Encontro Veja a programação do Encontro Conheça os artistas Confira as Rodas de Prosa Feira de Oportunidades Sustentáveis Oficinas ministradas durante o Encontro Mostra de Cinema Petrobras Diário de São Jorge Material para imprensa Ficha Técnica do Encontro Entre em contato
 

18/07/2007 17:37
Oficina de Capim Dourado
O ouro dos Xerente

por Alexandre Rissate, da Agência de Notícias Cavaleiro de Jorge

Os visitantes da Aldeia Indígena Multi-Étnica montada na Pousada Aldeia da Lua poderão participar, durante o VII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, da oficina de Capim Dourado. Vanda Sibakadi Gomes da Silva Xerente, Hireki da Mata Brito Xerente, Romilda Tkidi Xerente e Elza Pirkodi Xerente ensinam aos participantes as técnicas para a manufatura de bolsas, colares, brincos, chapéus, suplás, jarros, potes e cestas de capim dourado.

Vanda é Coordenadora de Cultura e Cidadania da Associação Indígena AKWE (Povo Xerente). Ela levou a oficina para comunidade Xerente para melhorar os acabamentos das peças, e, com isso aumentar o volume de vendas.

Os Xerente vendem seus artesanatos a preços que variam de 40 a 80 reais, no município de Tocantina (TO), geralmente em feiras livres. Além do capim dourado, trabalham também com a seda de buriti, uma fita extraída do broto do buriti, usada para costurar o capim dourado.

Cor de ouro

O capim dourado pode ser encontrado na região do Jalapão (TO). Sua característica principal é a cor que lembra a do ouro. O desenvolvimento da produção artesanal começou em Mumbuca (TO), um vilarejo localizado no município de Mateiros, mas atualmente a produção de artesanato com o capim dourado já é feita em outras localidades da região.

enviar por e-mail | imprimir
topo da página | mais notícias

26/05/2009 - IX Encontro de Culturas
Vem aí o IX Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros

02/08/2008 - Encontro
Zambiapunga e Turma que Faz celebram o fim do VIII Encontro de Culturas Tradicionais

02/08/2008 - Arcoverde na Chapada
"É só tocar um pouco de Fogo que a explosão ocorre”

01/08/2008 - Entrevista
“Incelente Maravilha”

01/08/2008 - Show
Música caipira faz as honras da casa



Djalma Correa – Sons repercussivos


Programe agora sua viagem para São Jorge. Encontre as pousadas, campings e restaurantes da Vila.