Apresentação do Encontro Veja a programação do Encontro Conheça os artistas Confira as Rodas de Prosa Feira de Oportunidades Sustentáveis Oficinas ministradas durante o Encontro Mostra de Cinema Petrobras Diário de São Jorge Material para imprensa Ficha Técnica do Encontro Entre em contato
 

18/07/2007 16:37
Oficina de Ritmos Brasileiros
Luciane Menezes e Cia Brasil Mestiço comandam uma oficina animada

por Arthur Porto, da Agência de Notícias Cavaleiro de Jorge

A Cia Brasil Mestiço é um grupo formado por jovens selecionados de projetos sociais comunitários do Rio de Janeiro como o Afroreggae, de Vigário Geral, o Jongo da Serrinha, a Companhia Étnica de Dança, o Andaraí, o Rio Maracatu e a Cia dos Comuns.

Este ano o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros conta com a oficina de danças e ritmos brasileiros, coordena pela cantora, cavaquinista e compositora carioca Luciana Menezes. O objetivo principal é introduzir aos alunos os fundamentos de ritmos e danças da cultura popular brasileira.

Um grupo de dançarinos vai ensinar aos participantes passos básicos de danças populares como o jongo, o samba-de-roda, o coco, a ciranda e o carimbó. Os alunos conhecerão também, durante a oficina, um pouco da história de cada gênero musical.

Além de divulgar essa cultura através da arte, a oficina  vai contribuir de maneira significativa para revitalizar toda a força dos ritmos afro-brasileiras. O grande diferencial da Brasil Mestiço é trabalhar com afinco para mostrar aos alunos a verdadeira integração da cultura negra na formação da música regional.

Os ritmos da Cia Brasil Mestiço

Jongo - manifestação cultural essencialmente rural, diretamente associada à cultura africana e que influiu bastante na formação do samba carioca.

Samba-de-roda - estilo musical tradicional afro-brasileiro, associado a uma dança que, por sua vez, está associada à capoeira.

Ciranda - é um tipo de dança e música do Brasil. Originada na região Nordeste, cararteriza-se pela formação de uma grande roda onde os integrantes dançam ao som de ritmo lento e repetido.

Coco - combinação de formas desigualmente evoluídas do batuque africano e dos bailados indígenas.

Carimbó - ritmo de origem negra com influências portuguesas pertencente ao folclore amazônico.

 

enviar por e-mail | imprimir
topo da página | mais notícias

26/05/2009 - IX Encontro de Culturas
Vem aí o IX Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros

02/08/2008 - Encontro
Zambiapunga e Turma que Faz celebram o fim do VIII Encontro de Culturas Tradicionais

02/08/2008 - Arcoverde na Chapada
"É só tocar um pouco de Fogo que a explosão ocorre”

01/08/2008 - Entrevista
“Incelente Maravilha”

01/08/2008 - Show
Música caipira faz as honras da casa



Povos indígenas são o grande destaque do VII Encontro


Programe agora sua viagem para São Jorge. Encontre as pousadas, campings e restaurantes da Vila.