Apresentação do Encontro Veja a programação do Encontro Conheça os artistas Confira as Rodas de Prosa Feira de Oportunidades Sustentáveis Oficinas ministradas durante o Encontro Mostra de Cinema Petrobras Diário de São Jorge Material para imprensa Ficha Técnica do Encontro Entre em contato
 

14/07/2007 18:44
Oficina de Canto, Percussão e Dança
A expressão da cultura banto

por Alexandre Rissate, da Agência de Notícias Cavaleiro de Jorge

A Barca vê a cultura popular tradicional como material básico de formação do músico brasileiro e matéria-prima para a criação artística. O grupo busca refletir o fazer musical nas comunidades tradicionais. A dança, a poesia e a plasticidade exercem papel fundamental na organização das relações sociais e na formação ética dessas comunidades.

Trabalhar oficinas de prática musical trazendo músicas de todo o Brasil, com um olhar orientado para os problemas sociais é um convite para um movimento conjunto de redescoberta e afirmação da identidade cultural. No VII Encontro de Culturas da Chapada dos Veadeiros, Ari Colares, Juçara Marçal, Lincoln Antonio, Marcelo Pretto, Renata Amaral e Thomas Rohrer, do grupo A Barca, são os responsáveis pela Oficina de Canto, Percussão e Dança.

A oficina de canto desenvolverá técnica vocal, improviso, canto em conjunto e solo. Na percussão, rítmica, tambores e ganzás (um tipo de chocalho). Na dança, passos básicos, o movimento do corpo e as dinâmicas de rodas. A oficina tem duração de duas horas, com 30 vagas.  

Com brincadeiras populares, A Barca mistura diversão e arte. Influenciados pela cultura banto, ritmos de raízes africanas como o jongo, coco, carimbó e samba de roda estarão presentes na oficina.

A cultura banto

Os bantos foram os primeiros e mais numerosos escravos a chegarem ao Brasil. Deixaram traços muito vivos por toda a nossa cultura, especialmente na música, como os diversos batuques e cantos que deram origem a muitos gêneros, culminando no samba urbano.

enviar por e-mail | imprimir
topo da página | mais notícias

26/05/2009 - IX Encontro de Culturas
Vem aí o IX Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros

02/08/2008 - Encontro
Zambiapunga e Turma que Faz celebram o fim do VIII Encontro de Culturas Tradicionais

02/08/2008 - Arcoverde na Chapada
"É só tocar um pouco de Fogo que a explosão ocorre”

01/08/2008 - Entrevista
“Incelente Maravilha”

01/08/2008 - Show
Música caipira faz as honras da casa



Depois de mais de 500 anos, quem são eles?


Programe agora sua viagem para São Jorge. Encontre as pousadas, campings e restaurantes da Vila.