Apresentação do Encontro Veja a programação do Encontro Conheça os artistas Confira as Rodas de Prosa Feira de Oportunidades Sustentáveis Oficinas ministradas durante o Encontro Mostra de Cinema Petrobras Diário de São Jorge Material para imprensa Ficha Técnica do Encontro Entre em contato
 

11/07/2007 22:16
Fanta Kanotê
A energia africana

por Luciana Castro, da Agência de Notícias Cavaleiro de Jorge

A força e a beleza da rica cultura africana estará presente no VII Encontro de Culturas da Chapada dos Veadeiros, representada por Fanta Konatê, uma das maiores representantes dos costumes e tradições da República da Guiné. Filha do grande mestre Famoudou Konatê, (percussionista mundialmente conhecido da música tradicional africana), ela aprendeu as danças e cantos com sua família, em sua aldeia na região das savanas e nos balés da capital Conacri.

 

Em sua primeira década de vida profissional, Fanta Konatê manifestou a vocação de ensinar as danças da Guiné tanto para africanos quanto para estrangeiros de todas as nações. Fundadora do Instituto África Viva, que tem sua sede em São Paulo, desde 2004 ela viabiliza condições para o desenvolvimento humano, pesquisando e promovendo culturas tradicionais com workshops, palestras, vivências e eventos ligados à arte cultural da República da Guiné do Oeste da África, principalmente da Guiné e Senegal. Fanta, com seu marido e musicoterapeuta Luis Kinugawa, apresentarão estas vivências também nas Rodas de Prosa durante o Encontro.

Fanta apresenta-se acompanhada da Troupe Djembedon -"As Danças do Djembê", na língua do país -, formada por brasileiros, que tem como líder Petit Mamady Keita, grande percussionista do djembê da Guiné, recém chegado ao Brasil. A trupe executa os solos na condução das danças.

A apresentação é rica em ingredientes sensoriais diversos: timbres, projeções multimídia, iluminação, efeitos e texturas sonoras. Por meio de vivências africanas, a apresentação tem como o ponto forte a interatividade.

As danças da Guiné são especialmente belas e sugestivas. O público do VII Encontro de Culturas da Chapada dos Veadeiros poderá  vivenciar as cenas do cotidiano e costumes ancestrais das aldeias.

Cultura herdada

Desde o grande Império Mandiga do século XIII que a população da República da Guiné preserva a estruturas dos Clãs. Eles possuem um sincretismo próprio, seguem fortemente o Islã, não cultuando Orixás.

Cada família exerce uma determinada profissão, passada de pai para filho, e apresenta diversas regras, valores e condutas para o casamento, a circuncisão, as festas muçulmanas, os ritos de passagem e o trabalho no campo. Todos esses eventos sociais são acompanhados por músicas e danças, já que eles acreditam que dessa forma aliviam as tensões, promovem a alegria e fortalecem as relações sócio-afetivas dentro da aldeia.

Sua música e a dança Malinkê Guineana é bastante diferente das que conhecemos como afro-brasileiras. Isso porque os Mandingas chegaram ao Brasil há mais tempo e em menor quantidade que os negros escravos.

Com tanto comprometimento em transmitir a força dessa cultura, o VII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros terá um pedacinho da África representado, para contagiar seu público.

A Magia do Djembê

O Djembê é uma ferramenta social, um tambor milenar originário da Etnia Malinkê (Guiné/Mali), tradicionalmente confeccionado a partir do tronco de uma árvore sagrada, esculpido em forma de taça, com uma pele de cabra esticada com cordas e aros de ferro. Há mais de uma década, o djembê e sua cultura espalharam-se pelo mundo, fazendo com que muitos artistas, pesquisadores e apreciadores fossem até a Guiné para aprender mais sobre o instrumento.

 

enviar por e-mail | imprimir
topo da página | mais notícias

26/05/2009 - IX Encontro de Culturas
Vem aí o IX Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros

02/08/2008 - Encontro
Zambiapunga e Turma que Faz celebram o fim do VIII Encontro de Culturas Tradicionais

02/08/2008 - Arcoverde na Chapada
"É só tocar um pouco de Fogo que a explosão ocorre”

01/08/2008 - Entrevista
“Incelente Maravilha”

01/08/2008 - Show
Música caipira faz as honras da casa



Festa da Caçada da Rainha ganha inventário, livro e documentário


Programe agora sua viagem para São Jorge. Encontre as pousadas, campings e restaurantes da Vila.