Apresentação do Encontro Veja a programação do Encontro Conheça os artistas Confira as Rodas de Prosa Feira de Oportunidades Sustentáveis Oficinas ministradas durante o Encontro Mostra de Cinema Petrobras Diário de São Jorge Material para imprensa Ficha Técnica do Encontro Entre em contato
 

11/07/2007 18:35
Fotografia
Um olhar sobre as belezas da Chapada

por Jeyce Sousa, da Agência de Notícias Cavaleiro de Jorge

Por meio das lentes do fotógrafo Marcelo Scaranari a pequena Vila São Jorge recebe uma recompensa por toda sua beleza e história. Ele é autor do livro Chapada dos Veadeiros, que mostra um aspecto sociocultural da região retratando o Parque Nacional e seus pontos turísticos, além de personagens da comunidade de São Jorge em seu cotidiano.

O fotógrafo visitou a cidade em 2005 e viu na região um cenário mais que perfeito para realizar seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Desenho Industrial. A partir disso, produziu imagens fascinantes do cerrado goiano. O livro foi concluído no final de 2006, mas aguarda patrocínio para sua publicação.

Marcelo trará para o VII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros uma exposição fotográfica sobre a região, com as fotografias que compõem o livro.    Segundo ele, é importante fotografar durante diferentes estações do ano, pois isso influi bastante no cenário. Será a terceira exibição da exposição, que passou por São Paulo e Campinas (SP). As fotos retratam a fauna e flora do cerrado, com suas cachoeiras, trilhas e o céu da Chapada.   

Entre os temas das fotos estão o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV), as cachoeiras e trilhas ao redor da Vila de São Jorge, como o Vale da Lua, as cachoeiras Almécegas I, II, os Cânions, a Cachoeira Carioquinhas, a Cachoeira São Bento, o Jardim de Maytrea e vários outros. Marcelo se preocupou em retratar as paisagens em diferentes condições climáticas, diferenciadas pelas estações chuvosas, que são bem definidas na região. "Quero mostrar ao turista a síntese, o leque e o calendário que formam a região de São Jorge" explica o fotógrafo.

Com entrada franca, a exposição destaca, além do aspecto natural - fauna, flora e riquezas fluviais - a cultura local e as informações geográficas, culturais e sociais na Vila de São Jorge. As fotos também estarão à venda para os interessados.

O objetivo do fotógrafo é retribuir as belezas que a vila tem doado a todos durante os anos, e alertar as autoridades e turistas para a questão da preservação local e sua sustentabilidade no turismo.

enviar por e-mail | imprimir
topo da página | mais notícias

26/05/2009 - IX Encontro de Culturas
Vem aí o IX Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros

02/08/2008 - Encontro
Zambiapunga e Turma que Faz celebram o fim do VIII Encontro de Culturas Tradicionais

02/08/2008 - Arcoverde na Chapada
"É só tocar um pouco de Fogo que a explosão ocorre”

01/08/2008 - Entrevista
“Incelente Maravilha”

01/08/2008 - Show
Música caipira faz as honras da casa



Povos indígenas são o grande destaque do VII Encontro


Programe agora sua viagem para São Jorge. Encontre as pousadas, campings e restaurantes da Vila.