Apresentação do Encontro Veja a programação do Encontro Conheça os artistas Confira as Rodas de Prosa Feira de Oportunidades Sustentáveis Oficinas ministradas durante o Encontro Mostra de Cinema Petrobras Diário de São Jorge Material para imprensa Ficha Técnica do Encontro Entre em contato
 

10/07/2007 12:51
Oficinas
Uma nova professora: a natureza

por Arthur Porto, da Agência de Notícias Cavaleiro de Jorge

Aprender nunca é demais. Na oficina Vivências na Natureza com Crianças, coordenada por Leo Gondim, meninos e meninas da vila de São Jorge terão a oportunidade de conhecer melhor a flora e a fauna de onde moram.

Todo o trabalho será feito a partir de embasamentos teóricos do filósofo americano Joseph Cornell, um renomado educador especializado no comportamento do homem com a natureza que o cerca.

No quiosque montado próximo à escola municipal de São Jorge, em um bate-papo descontraído, o coordenador pretende se inteirar sobre as idéias que os meninos possuem em relação à natureza para depois explicar a sua visão e a experiência que possui.

Depois dessa breve palestra, todos seguirão para o córrego Preguiça, em São Jorge. É lá que começam a desenvolver as divertidas atividades. A intensa observação, o mapa dos sons e a fotografia feita por meio do olhar compõem o trabalho de desvendar, segundo Leo Gondim, o maior segredo da natureza: a sua identidade.

Quando todos concluírem suas tarefas, surgirá uma nova função, a construção de uma poesia múltipla, onde todos participam. As crianças vão escrever de forma poética o que sentiram no processo de aprendizagem com a ajuda dos conhecimentos adquiridos, baseados no valor da união e do companheirismo.

Atividades

Intensa observação - Todos reparam o local em que as atividades serão desenvolvidas. Se familiarizar com o local é fundamental.

Mapa dos sons - Os olhos e as bocas se fecham por alguns minutos. Quando o silêncio toma conta do local os meninos ficam atentos para os sons que surgem da natureza. Depois todos começam a registrar, em um papel, o que ouviram.

Fotografar com olhos - As crianças fecham os olhos por dois segundos e abrem. A imagem que surgir primeiro será desenhada.

enviar por e-mail | imprimir
topo da página | mais notícias

26/05/2009 - IX Encontro de Culturas
Vem aí o IX Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros

02/08/2008 - Encontro
Zambiapunga e Turma que Faz celebram o fim do VIII Encontro de Culturas Tradicionais

02/08/2008 - Arcoverde na Chapada
"É só tocar um pouco de Fogo que a explosão ocorre”

01/08/2008 - Entrevista
“Incelente Maravilha”

01/08/2008 - Show
Música caipira faz as honras da casa



Avá–Canoeiro – Solidão como herança


Programe agora sua viagem para São Jorge. Encontre as pousadas, campings e restaurantes da Vila.