Apresentação do Encontro Veja a programação do Encontro Conheça os artistas Confira as Rodas de Prosa Feira de Oportunidades Sustentáveis Oficinas ministradas durante o Encontro Mostra de Cinema Petrobras Diário de São Jorge Material para imprensa Ficha Técnica do Encontro Entre em contato
 

07/07/2007 14:01
Cultura latina
Gaita colombiana na Chapada dos Veadeiros

por Alessandra Alves, da Agência de Notícias Cavaleiro de Jorge

Riqueza rítmica, étnica e cultural. Da mistura de sons indígenas com a percussão de origem africana nasce um ritmo único chamado gaita. Tambores, gaitas e uma maracá se juntam às letras e melodias que expressam o sentir e o pensar da região de Los Montes de María, no caribe colombiano.

Divulgação

Pela primeira vez em suas sete edições, o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros recebe um grupo de cultura tradicional internacional. Composto por músicos que dedicam suas vidas a conhecer e cultivar essa tradição passada de geração a geração, o Herencia Gaitera de San Jacinto é uma das maiores riquezas da cultura colombiana.

Essa tradição, construída de forma empírica desde a construção dos instrumentos até o manejo da voz e do corpo, traz consigo os valores de um povo traduzidos por meio da arte.

História
Nascido em San Jacinto há mais de 50 anos, o grupo Los Gaiteros de San Jacinto foi criado por importantes músicos e cantores de gaita da região, como o lendário Tono Fernandez. Foi ele quem uniu pela primeira vez letras as músicas de gaita divulgando na Colômbia e internacionalmente o ritmo. São de Tono clássicos do estilo como Candelária, La Maestranza, Negro Cabeza, Zoila e La Escolba.

Mesmo após o falecimento de quase todos os integrantes originais de Los Gaiteros, a tradição sobreviveu graças aos conhecimentos transmitidos pelos mestres. Atualmente existe uma compilação de gerações que se organizam e levam adiante essa tradição musical colombiana.

Novos rumos
Sobrinho de Tono Fernandez, Juan Alberto Fernandez Pólo recebeu do tio a responsabilidade de ser hoje a voz do grupo. Vivendo por vários anos em San Jacinto, teve a oportunidade de, além de cultivar a terra, conhecer profundamente a raiz e a identidade cultural de seu povo.

De volta a Bogotá, rebatizou os Gaiteros de San Jacinto como Herencia Gaitera de San Jacinto em homenagem aos 50 anos do grupo.  Hoje a cidade é conhecida como a capital da gaita.

Durante todo esse percurso Los Gaiteros de San Jacinto acompanharam os mais renomados maestros da música tradicional da Colômbia, entre eles Petrona Martinez, Ale Kuma, Electrica e Curupira.

Repertório
Entre as músicas divulgadas pelo grupo estão clássicos tradicionais do folclore caribenho como Candelária, La Maestranza, El Tigre, Mi Regreso, Bogotna, Franci Elena, Mariluz e muitas outras que poderão ser conferidas sob o céu incomparável da Chapada dos Veadeiros.

enviar por e-mail | imprimir
topo da página | mais notícias

26/05/2009 - IX Encontro de Culturas
Vem aí o IX Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros

02/08/2008 - Encontro
Zambiapunga e Turma que Faz celebram o fim do VIII Encontro de Culturas Tradicionais

02/08/2008 - Arcoverde na Chapada
"É só tocar um pouco de Fogo que a explosão ocorre”

01/08/2008 - Entrevista
“Incelente Maravilha”

01/08/2008 - Show
Música caipira faz as honras da casa



A ópera da comunidade


Programe agora sua viagem para São Jorge. Encontre as pousadas, campings e restaurantes da Vila.