Apresentação do Encontro Veja a programação do Encontro Conheça os artistas Confira as Rodas de Prosa Feira de Oportunidades Sustentáveis Oficinas ministradas durante o Encontro Mostra de Cinema Petrobras Diário de São Jorge Material para imprensa Ficha Técnica do Encontro Entre em contato
 

02/06/2007 09:49
Temática indígena
Povos indígenas são o grande destaque do VII Encontro

por Alessandra Alves, da Agência de Notícias Cavaleiro de Jorge

Em 2007 o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros traz um diferencial: a priorização da temática indígena.

A idéia é reunir nove grupos indígenas, de diversas regiões do país - Krahô, Xerém, Kaiapó, Kaiamura, Tucano, Carajá, Xavante, Tapuya e Avá-canoeiro - que participarão das Rodas de Prosa, Oficinas e Vivências programadas em uma constante interação entre eles e com o público.

A Pousada Aldeia da Lua, que fica a quatro quilômetros da Vila de São Jorge será transformada em uma grande aldeia. O lugar, que já conta com uma enorme oca circular, além de abrigar aos grupos indígenas, será utilizada para a realização das Rodas de Prosa e Oficinas oferecidas por eles.

Quem passar pelo lugar poderá participar de rituais indígenas, conferir o artesanato, os esportes, as comidas, os cantos e danças característicos de cada um dos grupos. Durante cada dia do Encontro uma das etnias ocupará o espaço e terá a oportunidade de apresentar seu dia-a-dia, interagindo diretamente com o público.

A réplica de uma aldeia será construída a céu aberto na forma circular, aproximando ainda mais as pessoas da realidade indígena. A organização do Encontro espera que essa aproximação entre as diversas etnias e os participantes do evento amplie as discussões sobre a diversidade cultural existente no país e desperte nos presentes a valorização e o respeito à brasilidade indígena.

Respeitos às tradições
Desde suas primeiras edições o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros tem valorizado a participação indígena e apoiado suas manifestações culturais. Os Krahôs, etnia localizada no nordeste do estado do Tocantins, foram os primeiros a participar do evento, apresentando seus cantos, danças e sua maneira de viver.

Este ano os índios Krahôs mais uma vez participam do evento e serão uma parte importante na proposta de interação e debate entre várias etnias indígenas.

Estarão em pauta temas polêmicos como o Estatuto do Índio, que ainda não foi aprovado, o desrespeito à idéia indígena no que se refere a ecologia e o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) que afeta boa parte das terras indígenas.

Além disso, a organização do evento espera aproximar as identidades dos povos indígenas da sociedade nacional, utilizando esta estratégia como forma de lutar contra o preconceito étnico ainda hoje presente em nosso país.

enviar por e-mail | imprimir
topo da página | mais notícias

26/05/2009 - IX Encontro de Culturas
Vem aí o IX Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros

02/08/2008 - Encontro
Zambiapunga e Turma que Faz celebram o fim do VIII Encontro de Culturas Tradicionais

02/08/2008 - Arcoverde na Chapada
"É só tocar um pouco de Fogo que a explosão ocorre”

01/08/2008 - Entrevista
“Incelente Maravilha”

01/08/2008 - Show
Música caipira faz as honras da casa



Começa a festa


Programe agora sua viagem para São Jorge. Encontre as pousadas, campings e restaurantes da Vila.