Apresentação do Encontro Veja a programação do Encontro Conheça os artistas Confira as Rodas de Prosa Feira de Oportunidades Sustentáveis Oficinas ministradas durante o Encontro Mostra de Cinema Petrobras Diário de São Jorge Material para imprensa Ficha Técnica do Encontro Entre em contato
 

15/04/2009 09:48
turma
VÍDEO:Turma Que Faz ensaia a todo vapor para gravação do disco

por Turma Que Faz, da Agência de Notícias Cavaleiro de Jorge

A Turma Que Faz está na luta para a realização de um disco que será feito dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, com a participação de todos os Agentes Culturais e as crianças que integram o projeto.

Este disco envolve os seguintes elementos: o barulho da água, o canto dos pássaros e os ruídos dos ventos. Tudo isso contribui com a gravação do nosso disco, que será gravado ao vivo!

Os ensaios estão sendo feitos diariamente no Preguiça (pequeno córrego da região), que está servindo como base para que nós possamos ter uma pequena idéia de como será quando formos gravar.

Os cantos estão sendo inventados por nós mesmos, com uma linguagem muito diferente! Cada um, a sua maneira, cria a sua própria linguagem onde, sucessivamente, os outros criam em cima, mas com coerência no ritmo.

Apesar das dificuldades, tudo está sendo muito interessante!

Os ritmos que estamos usando são os seguintes: frevo, baião e xaxado.

Os instrumentos que estão sendo usados são os tambores, e os tchacabum (instrumentos de bambu que são utilizados pelas meninas).

Assim como no tambor, nos tchacabuns  as meninas também têm que inventar um ritmo em cima do que os meninos usarem no tambor.Tudo entra nessa criação,  até mesmo a linguagem corporal(uma forma de usar o corpo).

A coreografia é um trabalho coletivo das meninas maiores (ou seja, as Agentes Culturais). Tudo é ensaiado de forma que todos possam acompanhar e poder fazer algo bonito e satisfatório.

Essa gravação foi uma idéia da coordenadora do projeto, Doroty Marques, e para que pudesse acontecer houve a colaboração e a força de vontade de todos nós.

Toda a Turma está com uma grande expectativa para essa esperada gravação! E todos estamos confiantes de que tudo sairá como planejado, afinal, é com muito esforço e dedicação que estamos lutando para  gravarmos este disco.

Escrito por Roseane Rodrigues (Agente Cultural do Turma Que Faz)


enviar por e-mail | imprimir
topo da página | mais notícias

26/05/2009 - IX Encontro de Culturas
Vem aí o IX Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros

02/08/2008 - Encontro
Zambiapunga e Turma que Faz celebram o fim do VIII Encontro de Culturas Tradicionais

02/08/2008 - Arcoverde na Chapada
"É só tocar um pouco de Fogo que a explosão ocorre”

01/08/2008 - Entrevista
“Incelente Maravilha”

01/08/2008 - Show
Música caipira faz as honras da casa



A ópera da comunidade


Programe agora sua viagem para São Jorge. Encontre as pousadas, campings e restaurantes da Vila.