Apresentação do Encontro Veja a programação do Encontro Conheça os artistas Confira as Rodas de Prosa Feira de Oportunidades Sustentáveis Oficinas ministradas durante o Encontro Mostra de Cinema Petrobras Diário de São Jorge Material para imprensa Ficha Técnica do Encontro Entre em contato
 

05/07/2007 18:14
Cultura Bantu
Variedade de vozes e batuques

por Arthur Porto, da Agência de Notícias Cavaleiro de Jorge

O grupo Kabula de Cultura Bantu do Redandá, composto por negros de diversas etnias que se diferenciam não só pelos traços culturais, mas também pelo porte físico, procura trabalhar em projetos que contribuem com o contexto sócio-cultural do país usando o seu legado artístico.

Por isso, o VII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros vai contar com a presença deste grupo, que fará uma bela apresentação para mostrar o valor da religião e do povo afro-brasileiro. O público presente terá a oportunidade de conhecer mais sobre o Candomblé, em um espetáculo que dura 90 minutos.

Toda essa manifestação é oriunda da Casa de Candomblé Angola Redandá que mostrará, através dos cânticos e das danças, um pouco de sua cultura. O objetivo é resgatar uma tradição popular brasileira e valorizar mais a religião e a fé. O repertório e o virtuosismo dos artistas vão transmitir todo esse conteúdo com as vozes e os batuques dos pés.

O grupo segue uma matriz rítmica e formal africana, sendo que a tradição bantu foi a que mais influenciou nossa música urbana, como o samba, afoxé e baião. As danças e cantigas de alguns inkisses - divindades do Candomblé da Angola que exercem diversas funções no plano material - são mostradas pelos Ogãs, tocadores de atabaques que transmitem, através dos toques, o dialeto de todos os orixás. É nesse embalo que a apresentação vai ensinar o ser humano a ser melhor e a dar valor à natureza.

Durante o espetáculo, com a ajuda de toda essa expressão cultural, a matéria - o corpo humano - recebe fluídos dos orixás e toda a vibração positiva toma conta do ambiente. A apresentação será encerrada com o samba de caboclo, ritmo usado nos rituais das festas religiosas do povo afro-brasileiro.

enviar por e-mail | imprimir
topo da página | mais notícias

26/05/2009 - IX Encontro de Culturas
Vem aí o IX Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros

02/08/2008 - Encontro
Zambiapunga e Turma que Faz celebram o fim do VIII Encontro de Culturas Tradicionais

02/08/2008 - Arcoverde na Chapada
"É só tocar um pouco de Fogo que a explosão ocorre”

01/08/2008 - Entrevista
“Incelente Maravilha”

01/08/2008 - Show
Música caipira faz as honras da casa



Mestre da Ginga


Programe agora sua viagem para São Jorge. Encontre as pousadas, campings e restaurantes da Vila.