Apresentação do Encontro Veja a programação do Encontro Conheça os artistas Confira as Rodas de Prosa Feira de Oportunidades Sustentáveis Oficinas ministradas durante o Encontro Mostra de Cinema Petrobras Diário de São Jorge Material para imprensa Ficha Técnica do Encontro Entre em contato
 

27/07/2008 13:36
Encontro
Cortejos encerram o Reinado de Nossa Senhora do Rosário

por Maíra Lima, da Agência de Notícias Cavaleiro de Jorge

Os desenhos pendurados na Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge ganharam hoje um preparativo especial. Kalungas e voluntários penduram balões e fitas para preparar o espaço para a festa que acontecerá mais tarde com o Império do Divino Espirito Santo,  o Reinado de Nossa Senhora do Rosário de Perdões e a Guarda Catupé Caboclo de Carmo do Cajuru. Os cortejos percorrem as ruas da cidade provocando em todos emoções diferentes, o Divino festeiro com seu Imperador, a Guarda de Catupé seguem vestidos cantando canções de marinheiro e o Reinado de Nossa Senhora tem rei, rainha e o Capitão Júlio Antônio a sua frente.

A Guarda de Catupé foram os primeiros a chegar na igreja, logo em seguida chegaram o Império Kalunga. Cada grupo tem seu ritual, entram, rezam e fazem sua festa na porta da igreja enquanto esperam o Reinado para a queda do mastro. O Terno dos Vilões vem a frente abrindo o caminho e enganando "as energias ruins" para a passagem do Terno de Moçambique. A voz forte do Capitão Júlio Antônio chama a atenção dos curiosos que assistem a benção e queda dos mastros de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, chegando ao fim o Reinado na Vila de São Jorge.

O cortejo segue então seu caminho, desta vez juntos até o Cavaleiro. Vilões, Catupé, Kalunga e Moçambique com cores, ritmos e rostos diferentes conduzem todos ao a benção final. O Capitão Júlio Antônio afirma que a vila está protegida e abençoada, o Encontro de Culturas serve para essa troca de bençãos e energias.

enviar por e-mail | imprimir
topo da página | mais notícias

26/05/2009 - IX Encontro de Culturas
Vem aí o IX Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros

02/08/2008 - Encontro
Zambiapunga e Turma que Faz celebram o fim do VIII Encontro de Culturas Tradicionais

02/08/2008 - Arcoverde na Chapada
"É só tocar um pouco de Fogo que a explosão ocorre”

01/08/2008 - Entrevista
“Incelente Maravilha”

01/08/2008 - Show
Música caipira faz as honras da casa



Pajé-Curandeiro Kisibi Sumu


Programe agora sua viagem para São Jorge. Encontre as pousadas, campings e restaurantes da Vila.